Notícias
Pesquisas sísmicas se intensificam a partir de novembro nas Bacias de Santos e Pelotas
No final de novembro iniciam três grandes atividades sísmicas nas Bacias de Santos e Pelotas. Abaixo listamos as atividades, com suas respectivas datas de realização e áreas afetadas. Também consta o contato de cada uma das empresas para eventual necessidade de comunicação.
Ressaltamos que o SINDIPI tem cobrado total transparência das empresas de pesquisa sísmica e uma comunicação mais assertiva, sobretudo com mestres e pescadores que estão em atividade no mar.
OBN
(Atividade de Pesquisa Sísmica Científica do Observatório Nacional – OBN Bacia de Santos e Pelotas - Projeto MSM141 (Licença de Pesquisa Sísmica Nº 167/2025)
Navio Sísmico: Maria S. Merian
Cronograma de atividades: novembro e dezembro de 2025
Contato: via rádio (VHF 16 ou 68) e (21) 3578-5564 (horário comercial aceita ligação a cobrar)
Localização: Bacias de Santos e Pelotas (Distância mínima da costa: 104 km de Florianópolis e profundidade mínima: 200 m)
Verifique as coordenadas e o mapa AQUI.
TGS
(Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D – Programa Pelotas NE (Licença de Pesquisa Sísmica Nº 168/2025)
Navio Sísmico: Ramform Titan
Cronograma de atividades: novembro de 2025 e julho de 2027, com interrupções sazonais obrigatórias entre julho e setembro.
Contato: via rádio (VHF ou SSB – Canal 16) ou pela ouvidoria: 90 21 99853-3285 (aceita ligações a cobrar) ou e-mail ouvidoria.pelotasne@environpact.com
Localização: Bacia de Pelotas
• Área de aquisição: 51.632 km²
• Área de manobra: 61.902 km²
• Distância mínima da costa: 96 km de Laguna/SC
• Profundidade mínima: 200 m
Verifique as coordenadas e o mapa AQUI.
Searcher
(Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 2D/3D - Licença de Pesquisa Sísmica Nº 154/2022)
Navio Sísmico: SW Empress
Cronograma de atividades: dezembro de 2025 a junho de 2026
Contato: via rádio (VHF 16) e pelo telefone (21) 97059-9539
Localização: Bacia de Pelotas
• Área total: 52.634 km²
• Área de aquisição 3D: 17.283 km²
• Distância mínima da costa: 156 km de Santa Vitória do Palmar/RS
• Profundidade mínima: 200 m
Verifique as coordenadas e o mapa AQUI.