Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Reunião discute ordenamento das operações da pesca do polvo

Foi realizada hoje (22) por videoconferência, a primeira reunião para discutir a revisão da Instrução Normativa SEAP/PR n°26 de 19 de dezembro de 2008. A Norma, estabelece critérios e procedimentos para o ordenamento das operações da pesca do polvo (Octopus spp), nas águas marinhas sob jurisdição brasileira.

A discussão, foi direcionada para um dos maiores problemas que a Norma apresenta, a profundidade de operação de pesca, que hoje autoriza a operação de pesca de polvo a partir dos 70 metros. Neste contexto foram expostas algumas propostas, sendo elas: a partir de 30m, 35m e 50 metros de profundidade. No entanto, a SAP destacou que precisa ser mais amplamente estudado e discutido. Afirmou ainda, que haverá outras reuniões, para melhor compreensão dos efeitos que poderão ocasionar com qualquer mudança, com a tomada de qualquer decisão.

A reunião foi promovida através da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAP, que na ocasião foi representada pelo secretário Jorge Seif Junior, assessores do gabinete, os departamentos de ordenamento pesqueiro e do departamento de registro monitoramento e controle. Participaram também da reunião, representantes do Ministério do Meio Ambiente, Cepsul, especialistas sobre o assunto, representantes do setor pesqueiro da região Sudeste e Sul. O SINDIPI na ocasião, foi representado pela oceanógrafa Sabrina Oliveira.

coordenadoria-tecnica instrucao-normativa polvo reuniao sap