Rótulos dos pescados terão que diferenciar peso líquido do congelado

Ministério da Agricultura recebeu a solicitação que beneficiará principalmente os consumidores brasileiros O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) cobrou mais uma vez do governo uma posição sobre a porcentagem e o uso do glazeamento (camada de gelo que ajuda a conservar o peixe) dos pescados congelados, em reunião, esta semana, com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o Secretário de Defesa Agropecuária do ministério (SDA), Francisco Jardim, o assessor também da SDA, Vantuil Carneiro e o assessor especi al do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Junio Batista. Colatto cobrou do ministro uma definição conclusiva sobre a publicação de um ato normativo do Ministério da Agricultura para regulamentar um limite de glazeamento nos pescados e também o uso da expressão peso líquido - peso drenado na rotulagem dos peixes congelados. O Ministro mostrou-se favorável à proposta do setor pesqueiro e determinou que até a próxima quarta-feira (11/08) essa questão seja resolvida. Wagner Rossi disse que fará o possível para que o uso do glaze nos pescados congelados seja logo regulamentado.

Inclusive, se for necessário, o Ministro da Agricultura disse que ele mesmo conversará como o Ministro da Justiça para que ele facilite essas discussões e facilite a criação de uma normativa para o glazeamento. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, o Ministério da Agricultura tem encontrado resistência por parte do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no Ministério da Justiça. ``Eles não aceitam essa diferença entre peso líquido e drenado. Eles dizem que induzem o consumidor ao erro. Mas essas informações já são declaradas no mercado interno, por exemplo, nas latas de ervilhas,´´ ressaltou Francisco Jardim. ``Para importar e exportar pescados temos que declarar essas informações. Por que não podemos informar também no mercado interno? Os consumidores brasileiros precisam saber que existe essa diferença entre o peso drenado (com glaze) e o peso líquido (sem o glaze)´´, ressaltou o parlamentar. ``Esse sistema é uma tecnologia que mantém a qualidade do peixe por mais um ano, mas é preciso que ele tenha um limite de até 20%, como está no mercado internacional´´, completou Colatto.

Fonte:Revista Portuária

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Um novo sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) deixa o tempo firme com temperaturas baixas nesta segunda e terça-feira.

Previsão para hoje (09/08/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol em boa parte da área de pesca, com mais nuvens ao norte de Florianópolis, onde há chance de chuva fraca isolada. Temperatura baixa.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e mais nuvens ao norte de Florianópolis, onde há chance de chuva fraca isolada na madrugada, início da manhã e à noite.

Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e mais nuvens ao norte de Florianópolis, onde há chance de chuva fraca isolada na madrugada.

Tendência: Na quinta-feira, sol com aumento de nuvens devido a aproximação de uma nova frente fria. Vento de NE/N, com rajadas fortes de 50 a 70km/h. Na sexta, a frente fria provoca chuva na área de pesca, melhorando da tarde para noite com a chegada de um novo sistema de alta pressão (massa de ar frio), que provoca acentuado declínio na temperatura. A agitação marítima aumenta, com ondas mais altas na sexta-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Previsão para hoje (09/08/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com predomínio de sol. Temperatura baixa.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol no decorrer do período. Temperatura baixa.

Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens no decorrer do dia. À noite há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre Chuí e Rio Grande por influência de uma nova frente fria que chega ao Sul do Brasil.

Tendência: Na quinta-feira, a frente fria avança pela área de pesca, provocando chuva e temporais isolados. Vento de NE/NW, passando a SW, com rajadas fortes de 60 a 80km/h. Na sexta, mais um intenso sistema de alta pressão (massa de ar frio) atinge a área de pesca, provocando a melhora nas condições de tempo e um declínio muito acentuado na temperatura. A agitação marítima aumenta e o mar fica de muito agitado a grosso com picos de onda de 4.0m na sexta-feira.

Fonte: Epagri/Ciram.