Santos está livre do lixo da Inglaterra

Santos está livre do lixo que veio ilegalmente da Inglaterra para o Brasil.  Os 41 contêineres foram devolvidos hoje ao seu país de origem. O navio MSC  Orione, partiu por volta das 14h30 em direção ao Reino Unido, levando aproximadamente 1500 toneladas de detritos. O navio saiu de Rio Grande na última segunda-feira  com o primeiro lote de 40 contêineres com cerca de 920 toneladas de lixo tóxico. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou pessoalmente o carregamento feito no sábado (01/08), quando declarou: ``O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudanças nesse tipo de comportamento por parte dos países ricos´´.  O MSC  Orione atracou no Porto de Santos ontem à noite  para ser carregado com os outros 41 contêineres que aguardavam a embarcação.  A chefe do Escritório Regional do Ibama em Santos, Ingrid Oberg  e sua equipe acompanharam  todo o carregamento até o final.

Hoje a superintendente do Ibama em São Paulo, Analice Novaes e a equipe do Escritório Regional em Santos,  juntamente com representantes da imprensa nacional e estrangeira acompanharam a saída do navio carregado com o lixo de volta à Inglaterra.  ``Exercemos a cidadania mundial, a sensação é do dever cumprido. Isso demonstra um Brasil que se respeita e que exige respeito´´, declarou Analice.  O navio fará uma parada no Rio de Janeiro de onde segue para seu destino final, com previsão para atracar em Felixstowe no próximo dia 17. Em decorrência desse episódio foi criada uma Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia), formada pelo Ministério do Meio Ambiente, polícias Federal e Rodoviária Federal e Força Nacional,  visando controlar a entrada no País de lixo e outros ilícitos ambientais. A proposta é aumentar o número de equipamentos que identificam os conteúdos dentro dos contêineres.

Fonte: Verbena Fé - Ascom Ibama/SP

Projetos de aqüicultura e pesca são apresentados a Secretaria da Aguicultura

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o diretor geral, Gelson Sorgato, e o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa estiveram reunidos com o chefe do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedup), Fabiano Müller Silva, para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na aqüicultura e pesca catarinense. Os projetos tratam, basicamente, da capacitação dos produtores, do incentivo a novos cultivos e da qualificação do produto final. Através de iniciativas, a exemplo da unidade demonstrativa de cultivo mecanizado de mexilhões são analisados os impactos da inserção de tecnologias nas produções de moluscos. De acordo com o extensionista da Epagri/Cedup, André Luis Novaes, a automação do processo de produção acarreta a redução dos custos com mão de obra e a melhoria da qualidade de trabalho dos produtores.

Buscando tornar as ostras de Florianópolis um produto único e reconhecido em todo território nacional, o Cedup desenvolveu o Projeto de Indicação Geográfica para as ostras da Capital. O engenheiro agrônomo, responsável pelo projeto, Alex Santos, afirma que a vontade é demonstrar cientificamente que as ostras de Florianópolis são produtos diferenciados e com qualidade superior as demais. O último projeto apresentado foi o Controle Higiênico Sanitário dos Moluscos Bivalves de Santa Catarina, trabalho pioneiro que, em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, monitora a pesca artesanal em 300 comunidades catarinenses. De acordo com o pesquisador, Robson Souza, Santa Catarina é o único Estado que pode oferecer a garantia da qualidade sanitária dos moluscos, livres de algas tóxicas e com ações pós-colheita que não interferem na qualidade final do produto.

Após a apresentação, Ceron destacou a importÂncia dessas iniciativas para que o setor pesqueiro seja fomentado e qualificado. "Fiquei impressionado com os dados mostrados e com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Centro, tenho certeza de que as ações terão continuidade para que alcancemos a excelência também no setor de aqüicultura e pesca em Santa Catarina", diz o secretário. Também estiveram presentes na reunião o gerente de Pesca e Aqüicultura, José Marcatti; o gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, José Souza Filho; a médica veterinária, Carla Miranda Gomes; a gerente de Projetos Especiais, Cátia Jacóbus, e a assistente de Projetos Especiais, Jerusa Paula Beal.

Fonte:O Barriga Verde

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Tempo fechado com chuva em toda a área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (06/08/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NW a SW, força 2 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo fechado com chuva e trovoadas isoladas, devido ao deslocamento da frente fria pelo RS.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de S a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e chuva isolada à noite, na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Presença de sol com mais nuvens no fim da tarde e noite, na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (06/08/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 m e picos de 1.0 a 2.0 m. Sol pela manhã com mais nebulosidade e chuva no decorrer da tarde devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. Trovoadas e descarga elétrica isolada, com rajadas e vento forte a partir da noite.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de S a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Variação de nuvens, com chuva no início e fim do dia, melhorando no decorrer da tarde.

Fonte: Epagri/Ciram.