Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

SINDIPI participa de Oficina para avaliação do estado de conservação de espécies

Nos 25 a 29 de abril foi realizada a VII Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Ósseos Marinhos Brasileiros (Actonopterygii – classe de peixes com nadadeiras suportadas por ”raios”), no Aqua Rio (Rio de Janeiro – RJ). A Oficina foi promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio), no qual foram reunidos 26 especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa, setor pesqueiro e governamental. O SINDIPI foi representado pela Oceanógrafa da Coordenadoria Técnica, Luana Mallmann Specht. 

Durante a oficina foram avaliados o estado de conservação de 81 espécies de peixes marinhos, no qual 51 espécies foram ponderadas em situação Menos Preocupante (LC), duas espécies foram consideradas Quase Ameaçadas (NT), duas em estado Vulnerável (VU), duas Em Perigo (EN) e uma Criticamente em Perigo (CR). Além disso, 23 espécies foram categorizadas com Dados Insuficientes (DD). O processo de avaliação teve início com a compilação de todos os dados e informações relevantes e disponíveis sobre as espécies. Os dados foram utilizados para a elaboração dos mapas de distribuição e a fundamentação das discussões durante a oficina. Além disso, foram consultados especialistas que realizaram as suas contribuições no SALVE - Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade. Esse sistem permite que qualquer pessoa envie informações sobre as espécies que estão em processo de avaliação. Durante a oficina as espécies foram classificadas nas categorias de risco, de acordo com a metodologia e critérios da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). 

A próxima etapa será a validação, no qual é verificada a consistência da aplicação do método da IUCN na avaliação das espécies. Posteriormente, os resultados das Oficinas irão subsidiar o Ministério do Meio Ambiente na publicação das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.

ct declaracao-de-estoque oficina