TO: Conape discutirá fortalecimento do setor, crédito e formação profissional dos trabalhadores.

TO: Conape discutirá fortalecimento do setor, crédito e formação profissional dos trabalhadores da pesca e aquicultura

Paralelo ao lançamento das obras da sede da Embrapa Pesca e Aquicultura, na avenida Teotônio Segurado Norte, em Palmas (TO), os membros do Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura se reúnem, nos dias 24 e 25, para mais um encontro nacional. O órgão, presidido pela ministra Ideli Salvatti, tem função consultiva e deliberativa, a exemplo da participação na definição de metas e da atuação do MPA. Do encontro, sairão encaminhamentos e prioridades acerca dos principais programas e ações do ministério. Grupos de trabalho, formados por empresários, pesquisadores, aquicultores, pescadores, representantes de entidades e de órgãos públicos debaterão os temas: fortalecimento do setor aquícola e pesqueiro; linhas de crédito como o Revitaliza e o PróFrota, este último em discussão no Congresso Nacional; formação profissional dos trabalhadores da pesca industrial, problema que o Brasil enfrenta devido a falta de mão-de-obra qualificada; e a regulamentação da legislação para a prática da pesca amadora (esportiva) no país. A implantação das resoluções definidas na 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca é outro momento visto como prioritário pelos conselheiros. “A plenária também decidirá sobre a realização da 4ª Conferência”, relata Francisco Veríssimo, Secretário Executivo do Conape. Para Veríssimo, o encontro é decisivo já que nesse início de um novo mandato no Governo Federal questões centrais da pesca e aquicultura serão o foco de atuação do Conape. “Pela primeira vez, por exemplo, o Conselho se reúne para discutir a pesca amadora que tem crescido muito no Brasil e que possui amplo potencial turístico e de desenvolvimento econômico para as comunidades onde são praticadas”, finalizou o secretário do Conape.

Fonte:Página Rural

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quinta e sexta-feira áreas de baixa pressão provocam mais nuvens e chuva na área de pesca.

Previsão para hoje (24/02/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chuva na área de pesca, principalmente no início e fim do dia em áreas próximas da costa. Risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável com chuva na área de pesca, principalmente no início do dia em áreas próximas da costa.

Sábado, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com aberturas no início do dia e pancadas de chuva com risco de temporal isolado a partir da tarde com o avanço de uma frente fria pelo RS.

Tendência: No domingo e segunda-feira encoberto com chuva, mais forte na manhã de domingo na área de pesca. Vento de NE na manhã de domingo, passando a S/SE no decorrer da tarde com rajadas de 40km/h. Mar agitado, com ondas de E/SE e picos de 2,0m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Nesta quinta-feira áreas de baixa pressão provocam mais nuvens e chuva na área de pesca. Na sexta-feira um centro de baixa pressão se intensifica no RS, mantendo a nebulosidade com pancadas de chuva e risco de temporais. Nestes dias o vento de NE permanece intenso, com rajadas entre 50 e 60km/h.

Previsão para hoje (24/02/2011) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes próximo da costa. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Muitas nuvens com chuva no início e fim do dia.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 70 km/h, mais intensas a partir da tarde. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens com chuva no início e fim do dia. Risco de trovoadas com descarga elétrica a partir da tarde.

Sábado, ventos de NE a S, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 70 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com chuva no início de dia e, a partir da tarde, pancadas de chuva mais intensa com risco de temporais, devido à passagem de uma nova frente fria pela área de pesca.

Tendência: No domingo e segunda-feira o tempo continúa instável com chuva na manhã de domingo melhorando no decorrer do dia. Vento de S/SE com rajadas de 40 e 50km/h, mais fortes no domingo. Mar agitado, com ondas de SE, de 1,0 e 1,5m com picos de 2,0 e 2,5m, mais altos em áreas afastadas da costa.

Fonte: Epagri/Ciram