Projeto de frigorífico em Porto; receita da GDC; revisão da Portaria do Mero; curso de piscicultura

Prefeitura de Itajaí - SC Notícias

27/09 14:09

Gabinete - Prefeita em exercício vai a Brasília solicitar recursos para Itajaí (27/09/2007 11:19:17)

Na próxima segunda-feira (01) a prefeita em exercício Eliane Rebello e o diretor de Captação de Recursos da Secretaria de Receita, Francisco Veríssimo, vão à Brasília com a comitiva de Prefeitos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - Amfri. O objetivo é solicitar recursos para projetos importantes para a Cidade de Itajaí como Unidades de Saúde, Centros de Educação Infantil, um Centro Integrado de Operações Policiais e Segurança, nova sede para a Rádio Costeira além de emendas orçamentárias para o município. No roteiro das visitas estão o Ministério da Saúde onde serão solicitadas as verbas para a conclusão da Unidade de Saúde da Canhanduba e construção de mais uma unidade no bairro Cordeiros na região do Jardim Esperança. No Ministério da Justiça será entregue a documentação suplementar do projeto de criação do Centro Integrado de Operações Policiais e Segurança. A visita acontece também no Ministério dos Esportes para solicitar os recursos da piscina que já foram autorizados e a implantação do Programa Esporte e Lazer. A construção da nova sede da Rádio Costeira de Itajaí será discutida na Secretaria de Aqüicultura e Pesca. As obras do Centro de Eventos de Itajaí e do projeto da nova sede de atendimento ao turista às margens da BR 101 serão apresentadas no Ministério do Turismo. No Ministério da Educação o assunto em discussão serão verbas para a construção de novos Centros de Educação Infantil. Eliane aproveita a viagem a Brasília para junto ao DNIT, cobrar os recursos que serão utilizados para melhoria da passarela da ponte da BR 101 que liga as cidades de Itajaí e Navegantes. Além dessas visitas a comitiva se reunirá com deputados federais da região que compõe o Fórum Catarinense em Brasília para reivindicar emendas com recursos destinados à cidade. As visitas acontecem também aos senadores catarinenses. A comitiva retorna na tarde de quinta-feira. Fonte: Francisco Veríssimo e Eliane Rebello. Texto: Ariel Silva – Acadêmico de Relações Públicas.

piscicultura

Agência da Notícia Índice Geral

27/09 15:14

Instalação de frigorífico gera 200 novos empregos em Sorriso

Mais de 200 novas vagas de emprego serão geradas no município de Sorriso. Uma indústria brasileira de pescados amazônicos será lançada no dia quatro de outubro. A empresa será construída no novo Distrito Industrial ' Novo Tempo', localizado às margens da BR-163. A área, doada pela administração municipal, tem um total de 10 hectares, onde serão construídos aproximadamente 3, 2 mil metros quadrados na primeira fase. A primeira fase das obras tiveram início neste mês. A prefeitura municipal realizou a terraplenagem e a adequação dos platôs, uniformizando o terreno para a construção. Dentro de dois anos terá início a segunda fase de implantação, que deverá duplicar o número de empregos. O frigorífico fomentará a piscicultura no município e região através de parcerias com alguns produtores para criação de peixes. A empresa irá produzir 100% dos alevinos consumidos pelo projeto. Destes, 35% serão engordados em unidade própria e 65% serão provenientes de parcerias com piscicultores da região.

Secretaria Especial de Aquicultura

Assembléia Legislativa de Rondônia Notícias

27/09 13:18

LUIZ CLÁUDIO DEFENDE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PISCICULTURA

O deputado Luiz Cláudio (PTN) ao usar a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26) defendeu políticas públicas adequadas para o desenvolvimento da piscicultura e aqüicultura no estado e falou sobre a visita do ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, Altemir Gregolin em Rondônia, que se mostrou sensível à criação de programas de incentivo para essas áreas.

Informou que já pediu ao Ministério da Agricultura patrulha mecanizada e a aquisição de equipamentos para fortalecer o setor da pesca. ``Estamos inclusive, esperando o projeto que está na Sedam chegar nesta Casa para que possamos aprovar a lei da pesca e da piscicultura, que vai regulamentar o setor no estado. Existem muitos recursos em Rondônia para custeio e ampliação da piscicultura no estado, mas é preciso existir a lei´´, afirmou.

O deputado reclamou que a Sedam está cobrando guia de transporte (GTA) em relação ao peixe. ``Isso inviabiliza o comércio. Até recolher essas taxas para transportar os peixes, com toda a burocracia eles acabam chegando estragados na hora de comercializar. O governador Ivo Cassol ficou surpreso, pois não estava sabendo sobre essa cobrança´´, salientou.

Disse que defende a política de valorização dos pescadores. Durante a visita, o deputado solicitou do ministro Altemir Gregolim um estudo técnico de exploração para comercialização de jacaré do lago do Cuniã. ``Essa exploração poderia e muito melhorar a vida das pessoas que moram na região até com a exportação de carne e couro. Está tendo excesso de jacarés nesse lago, com ataques aos ribeirinhos´´, justificou.

Aqüicultura A aqüicultura pode ser definida como o processo de produção em cativeiro, de organismos com habitat predominantemente aquático. O deputado esclareceu que a aqüicultura tem garantido cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor. Informou que enquanto muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite máximo de exploração, a produção de pescado pela aqüicultura tem aumentado muito nos últimos anos.

Segundo Luiz Cláudio, atualmente este é o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo. ``O Brasil é um país com grande potencial para o desenvolvimento dessa atividade, mas enfrenta um grande desafio: utilizar seu potencial de forma sustentável. Não podemos esquecer que Rondônia tem potencial hídrico para isso´´, ressaltou.

Fim do auxílio-moradia Nessa mesma sessão, o deputado disse circula na Assembléia Legislativa o fim do auxílio-moradia para deputados, secretários, governador, dentre outras autoridades e que é favorável à extinção desse benefício. ``Precisamos cortar na própria carne. A economia vai ser de R$ 1, 5 milhão e quero que essa economia seja repassada aos servidores públicos que há muito estão com seus salários defasados´´, encerrou.

CBN Campinas

27/09 09:34

Governo Federal lança cartilha para tentar reduzir o desperdício no comércio de pescados

A ação também inclui cursos de capacitação para os trabalhadores que manipulam os peixes A Secretaria de Aqüicultura e Pesca, a SEAP, orgão do Governo Federal lançou uma cartilha especial para os trabalhadores que manipulam peixes em todo o Brasil.

20 mil exemplares foram distribuídos nos pontos de venda. A cartilha pode ser conferida também no site www.planalto.gov.br/seap Além do material a secretaria está implementando cursos de capacitação para os trabalhadores do setor em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

(Flávio Botelho)

piscicultura

Jornal do Tocantins Economia

27/09 08:59

Apresentado projeto de frigorífico em Porto

Palmas - Porto Nacional será a base de um frigorífico para processamento de pescado que terá investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões, entre construção e compra de maquinário. O anúncio e a entrega de documentos para o início do licenciamento ambiental do empreendimento ocorreu ontem, na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), durante uma reunião que envolveu os prefeitos de Porto Nacional, Paulo Mourão; Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida e a titular da Setas, Valquíria Rezende.

Segundo o prefeito de Porto, o empreendimento vai fazer a integração da cadeia da piscicultura no Estado. ³É um trabalho de parceria entre os governos federal, estadual e os municípios. Essa integração da cadeia vai trazer, além da industrialização, receita e renda para os trabalhadores², destaca Mourão. ³Deverão participar produtores de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Silvanópolis, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Paraíso, Palmas e Fátima. Nestes municípios já existem cerca de 20 piscicultores², contou Mourão. A indústria ficará no Parque Industrial de Porto e ocupará área de 15 mil metros quadrados.

A prefeita Miyuki disse que a produção de pescado deverá aumentar. ³Vai haver aumento na produção porque a demanda é crescente neste mercado², afirma, complementando que a indústria resolverá a dificuldade dos produtores locais em processar seu pescado.

Valquíria enfatizou que da reunião, que também contou com representantes do Ruraltins, Secretaria Estadual da Agricultura, Sebrae e dos municípios participantes, sairá um grupo de trabalho que vai pesquisar para saber onde é que ocorrerá a demanda de mão-de-obra, visando a capacitação. ³Entendemos que isso é uma soma de ações de governo², pontuou. (S.L.)

Jornal da Tarde - SP Restrito

27/09 06:24

O peixe foi para a rede: muito prazer

Alguém por aí já ouviu falar em Altemir Gregolin? O prenome não é propriamente comum nem o sobrenome familiar. É altamente duvidoso que alguém que não esteja muito enfronhado nos mistérios do primeiro escalão do governo federal e não seja um leitor atento e caprichoso do Diário Oficial tenha tido a honra e o prazer de haver topado alguma vez com o ilustre cidadão por aí. Mas já que Andy Warhol afirmou peremptoriamente que todo anônimo tem direito a seus 15 minutos de fama na sociedade do espetáculo, por que lhe negar esse aparente benefício, certo? Pois o personagem não é figura de ficção, mas existe. E na noite de segunda-feira disputou a audiência da televisão nacional com o empresário Antenor, o bonzinho Daniel, a bela prostituta Bebel e o maléfico Olavo da novela das 8, que, de fato, entra no ar às 9. Sobre estes campeões de audiência de todo dia, que aparecem apenas num canal, Sua Excelência o ilustre desconhecido teve a vantagem de surgir no auge do horário nobre em todos os canais abertos de televisão do País. Enquanto o telespectador se questionava sobre o assassino de Thaís, o dr. Gregolin, ministro da Secretaria Especial da Agricultura e Pesca, discorreu, durante três minutos, sobre a campanha do governo para incentivar o consumo de pescado e pediu encarecidamente que o telespectador inclua esse alimento em suas refeições diárias.

Para tanto não infringiu a lei: ele e seus 36 colegas de ministério, alguns dos quais ainda menos conhecidos do grande público, têm abusado do direito de convocar redes nacionais de rádio e televisão para discursar sobre o que lhes der na telha. Não nos esqueçamos de que os canais de rádio e televisão são concessões precárias e, se seus concessionários cometerem o desatino de negar-lhe microfone e cÂmera, poderão ter tal privilégio cassado.

Além disso, ora veja, estamos em plena Semana do Peixe, sabia não? O incauto leitor perguntará se a Semana Santa não seria uma ocasião mais adequada para homenagear os bichos aquáticos, aproveitando-se do jejum de carne bovina decretado pelos preceitos católicos. Mas essa questão não tem razão de ser, uma vez que a secretaria do dr. Gregolin fez parceria com pescadores, produtores, comerciantes e supermercados, permitindo a seu titular convidar a população ``a consumir e a conhecer a qualidade e o sabor do pescado brasileiro´´. Na 13ª vez este ano em que um figurão do governo federal aparece entre notícias e novelas para vender seu peixe, no caso dele literalmente, Sua Excelência deixou de ser desconhecido, mas permaneceu ilustre ao longo de três minutos. Faltaram 12 para completar a cota de Andy Warhol. Mas não faltará oportunidade para preenchê-la: no primeiro mandato de Lula, o telespectador teve seu lazer interrompido por 11 pronunciamentos presidenciais e 41 ministeriais. O dr. Gregolin poderá argumentar que não deu para apresentar o peixe a todo mundo e convocar nova rede.

Gomes da Costa

Bom Dia Bauru

27/09 04:35

Na cozinha

Salvadores da pátria na hora de elaborar refeições rápidas, os enlatados têm posição de destaque na despensa. Um toque de criatividade e uma pitada dos temperos certos fazem das latinhas base para pratos saborosos, dignos de elogios. Depois destas duas receitas, atum e sardinha ficarão na lata por muito pouco tempo.

Bacalhoada de sardinha Ingredientes:

• 250g de batata em rodelas finas • sal a gosto

• 1 lata de sardinha em óleo (130g) • 1 tomate grande em rodelas • azeitonas pretas em fatias

• 1 cebola média em rodelas finas • 1 colher (sopa) de salsinha picada Modo de preparo:

• Cozinhe a batata com água e sal a gosto até que esteja macia, porém firme. Escorra e reserve.

Montagem do prato: • Cubra o fundo de um refratário pequeno com as batatas. Sobre elas, distribua as sardinhas, o tomate, a azeitona e a cebola. Polvilhe toda a preparação com sal e salsinha. Regue com o óleo da sardinha. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até que o líquido que se formou durante o cozimento comece a ferver e a cebola, a dourar. Se preferir, também use uma camada de pimentão verde em rodelas.

Fonte: Cozinha Gomes da Costa Salpicão de atum

Ingredientes:

• 1 pote de iogurte natural (200g) • 2 colheres (sopa) de azeite • 2 colheres (sopa) de mostarda

• 3 colheres (sopa) de uva passa • meia xícara (chá) de salsão picado • 1 maçã com casca em cubinhos • 1 cenoura grande ralada na parte grossa do ralador (150g) • 1 lata de atum sólido em óleo • sal e pimenta do reino a gosto Modo de preparo:

• Numa tigela, junte o iogurte, o azeite e a mostarda. Misture bem e reserve. Numa outra tigela, junte as passas, o salsão, a maçã, a cenoura e o atum com seu óleo. Misture bem. Acrescente o molho de iogurte e misture novamente para que todos os ingredientes fiquem envolvidos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Uma dica: hidrate as passas em água ou suco de laranja antes de usá-las.

Fonte: Cozinha Gomes da Costa

Secretaria Especial de Aqüicultura

Diário do Nordeste Negócios

27/09 04:30

Pescadores terão direito à indenização

Pescadores de lagosta garantiram o direito à indenização da União na entrega das redes do tipo caçoeira, proibidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O governo federal converteu a Medida Provisória 372/07, aprovada em 28 de agosto passado no Congresso Nacional, na lei 11.524/07. Os proprietários terão o prazo de 30 dias, após regulamentação da lei, para entregar as redes, recebendo no ato o valor a que têm direito, mediante recibo. As caçoeiras ou quaisquer outros apetrechos e equipamentos de pesca apreendidos pelos órgãos de fiscalização não serão objeto do pagamento de indenização. Estima-se que cerca de 4.200 pescadores serão beneficiados, somente no Estado do Ceará. A intenção é substituir as caçoeiras por outros equipamentos de pesca, os manzuás. Isso porque essas espécies de gaiolas permitem a captura apenas de lagostas com mais de 13 centímetros de cauda. Esse cuidado garantiria a preservação da espécie, já ameaçada de extinção, assegurando a sustentabilidade da atividade, que serve de sustento a cerca de 150 mil pessoas no Ceará. Além de autorizar a União a ressarcir os pescadores, a lei viabiliza a extensão por mais três meses do pagamento mensal no valor de um salário mínimo (R$ 380,00) relativos ao seguro-desemprego. A concessão dessa assistência financeira está vinculada à inscrição e permanência do pescador em curso de qualificação para que a categoria aprenda a trabalhar com o manzuá. Devem ser liberados recursos da ordem de R$ 14 milhões. A lei se aplica aos estados pesqueiros da região Nordeste, Espírito Santo, Pará e Amapá. Após recadastramento feito pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), o Ceará conta com mais de 1.700 embarcações legalizadas e responde por 64% de toda a frota pesqueira do crustáceo. Estima-se que mais de 800 delas ainda estejam usando caçoeiras.

Ambiente Brasil

27/09 02:50

Ibama promove reunião para revisão de Portaria de pesca do Mero

A Difap - Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, através de seu Cepsul - Centro de Pesquisa e gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul promoveu nos dias 14 e 15 de agosto a Reunião Técnica para a atualização das Medidas de Ordenamento Pesqueiro para o Mero. Participaram da Reunião pesquisadores, analistas ambientais e fiscais do Ibama, além de diversos ambientalistas. Na reunião foi estendida a Portaria Nº 121, de 20 de setembro de 2002, que proibia a captura do mero (Epinephelus itajara) por um período de cinco anos. A Portaria foi estendida levando em consideração a aproximação do vencimento e por se tratar de um peixe com crescimento lento e de alta longevidade, que pode viver por mais de 40 anos. Na Portaria também fica vedado o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização do mero proveniente da pesca proibida. O mero é uma espécie de peixe marinho da família Serranidae considerada criticamente ameaçada de extinção, e tem sua biologia pouco estudada do ponto de vista do conhecimento científico. Isto significa que o conhecimento não é encontrado na forma textual e organizada e assim disponível aos gestores e pesquisadores do ambiente marinho. Pode ainda atingir pesos superiores a 400 kg e é protegido em muitos países, inclusive o Brasil. Outros problemas identificados relacionados aos riscos de captura do mero são por se tratar de uma espécie imponente, mas dócil, e por habitarem manguezais e corais, que ambos são habitats ameaçados. Ou seja, mesmo grande, pois é o maior peixe ósseo do Oceano AtlÂntico Sul podendo alcançar três metros, o mero é uma presa fácil. (Ibama)

Secretaria Especial de Aquicultura

Douranet Últimas

26/09 23:25

Na Semana do Peixe, preços de pescados podem ter até 40% de desconto

O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, lançou hoje (26), no Rio, a Semana Nacional do Peixe, que prevê promoções de até 40% de desconto nos preços dos pescados.

A campanha é uma parceria da secretaria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e termina no próximo domingo (30).

De acordo com a secretaria, o Rio está entre os estados que mais consomem peixe no país. São, em média, 20 quilos por habitante ao ano, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 12 quilos anuais por habitante.

No Brasil todo, porém, a média ainda é considerada baixa. São cerca de sete quilos ao ano para cada brasileiro, bem abaixo da média mundial, que é de 16 quilos anuais por pessoa.

Para o ministro, o brasileiro consome pouco peixe pela falta de hábito e pelo alto preço do pescado. Segundo ele, a secretaria está tentando reduzir os atravessadores para baratear o custo final.

"Estamos investindo na infra-estrutura junto às comunidades pesqueiras para que os pescadores tenham a fábrica de gelo, a unidade de beneficiamento e possam comercializar diretamente. Estamos com outras ações, como investimentos em um entreposto de comercialização de pescado em São Paulo, o maior da América Latina, e também em mercados de peixe".

Os supermercados estão distribuindo cartilhas com informações sobre os benefícios do pescado para a saúde, além de dicas para a escolha e preparo de peixes e frutos do mar.

Fonte : Agência Brasil

Prefeitura de Itapema - SC Notícias

26/09 18:33

Governo promove curso de piscicultura de água doce

Na próxima segunda-feira dia 1º de outubro o Governo Municipal de Itapema inicia o curso de Piscicultura Básica aos proprietários de propriedades rurais do município. O curso visa ressaltar a importÂncia da piscicultura de água doce como fonte alternativa de renda para o pequeno produtor rural do município e é organizado através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pesca e a Associação de Produtores Rurais de Itapema (APRI).            Conforme o Secretário Joelson Marcon, o curso faz parte do Projeto de Capacitação de Produtores Rurais e Pescadores, e será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Ao todo serão 16 horas de curso, divididos em dois dias, onde serão abordados os principais temas relativos ao cultivo de peixes, tais como: construção de viveiros e instalações, manejo de qualidade de água, alimentação de peixes, sistemas de cultivo e técnicas de manejo. Mais informações Secretaria de Agricultura e Pesca: (47) 3368-2845

colônia de pescadores

Prefeitura de Itapema - SC Notícias

26/09 18:33

Começam as obras para contenção da maré no Canto da Praia

Na manhã desta quarta-feira, 26, por volta das 7 horas, representantes do poder executivo, juntamente com o prefeito Sabino Bussanello, deram início ao projeto experimental de contenção da maré em um trecho de 38 metros na orla do Canto da Praia. O projeto consiste em implantar uma barreira de sacas de areia, dispostas em formato piramidal, coibindo o avanço da água do mar em conseqüência do fenômeno de aumento da maré. Moradores do bairro e representantes da Colônia de Pescadores, parceiros nessa empreitada, funcionários da prefeitura e o prefeito arregaçaram as mangas para dar início às obras de contenção, que tem previsão de cinco a seis dias para o término dessa primeira etapa. ``Esse trabalho vem de encontro com a necessidade dos pescadores e moradores do Canto da Praia, que sempre sofreram com o descaso de outras administrações em não resolver, mesmo de forma paliativa, o problema da invasão da água do mar em suas casas ocasionada pela maré alta´´, salientou o prefeito Sabino. Ao longo de 30 dias fiscais do município irão fazer o monitoramento do local para avaliar tecnicamente a funcionalidade da barreira que, passado o período experimental e comprovada sua eficácia, será implantado em mais 345 metros da orla do bairro, área considerada problemática. O projeto piloto de contenção da maré tem o aval da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) e do Ministério Público Federal e visa sanar o problema provisoriamente até que seja criado um projeto definitivo. ``Esse projeto paliativo é uma forma de garantir o conforto dessas famílias por um período, pois nossa meta é implantar definitivamente uma marina e espigão neste que é um dos mais belos locais de nosso município´´, conclui Sabino.

aqüicultura

Portal do Agronegócio Notícias

26/09 17:37

Aqüicultura Professores da UFSCar participam da edição de livro internacional

A obra, intitulada "Fish Respiration and Environment", conta com a colaboração de 43 autores e aborda importantes aspectos da fisiologia respiratória de peixes. A Editora Science Publishers acaba de lançar o livro "Fish Respiration and Environment". A obra, com 17 capítulos e 392 páginas, foi editada por Marisa Narciso Fernandes e Francisco Tadeu Rantin, docentes do Departamento de Ciências Fisiólogicas da Uversidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com os pesquisadores Mogens L. Glass, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, e B.G. Kapoor, da Universidade de Jodhpur, na Índia. O livro contou também com a colaboração de 43 autores e aborda aspectos da Fisiologia respiratória e circulatória, Morfologia funcional, adaptação ao meio ambiente e Ecofisiologia de peixes. A professora Marisa Narciso Fernandes explica que o livro é fruto de uma série de pesquisas desenvolvidas pelo grupo Zoofisiologia e Bioquímica Comparativa, que atua desde 1985. Esse grupo realiza estudos relacionados à respiração de peixes com ênfase nos mecanismos fisiológicos utilizados por esses animais frente às alterações ambientais, principalmente temperatura e concentração de oxigênio no meio aquático, controle da respiração e sincronismo cardio-respiratório. Outras pesquisas abordam as características morfo-funcionais das estruturas respiratórias em peixes - as brÂnquias - e órgãos acessórios para a respiração aérea em algumas espécies. Recentemente, o efeito da poluição do meio aquático nas estruturas respiratórias e na respiração desses animais também tem sido objeto de estudo. Neste campo, têm sido avaliadas a possível interferência de poluentes na saúde dos peixes e sua sobrevivência como subsídio para forma de manejo do ambiente aquático de forma a preservar a biodiversidade. Como é uma publicação de uma editora americana, o livro está disponibilizado apenas em inglês. O preço de referência da obra, que foi publicada neste mês de setembro e esta à venda via Internet, é US$ 109.50. Mais informações em www.scipub.net ou pelo e-mail info@scipub.net.