A união de gestores públicos comprometidos com a pesca é imprescindível

O trabalho do Setor para a prorrogação para portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 148/2022 mostrou que a união não só é possível, como nos fortalece. Depois de uma atuação junto a políticos e a agentes públicos, conseguimos mais tempo para adequação à norma. No entanto, o SINDIPI segue na batalha para que o governo estabeleça planos de recuperação das espécies ameaçadas, garantindo a sustentabilidade da pesca no país.

Sabemos que as dificuldades na gestão dos estoques marinhos não é novidade. Mas seguimos cobrando e contribuindo para que a pesca seja fortalecida e não inviabilizada com regramentos que não condizem com a realidade que os mestres e a tripulação vivem no dia-a-dia.

O SINDIPI segue investindo em pesquisa e fortalecendo o respaldo técnico que o Setor produtivo necessita para que os pleitos sejam atendidos.
Neste último mês, os oceanógrafos da coordenadoria técnica da entidade realizaram cruzeiros de pesca e também intensificaram as pesquisas de campo para solucionar o impasse que envolve o trynet. Apesar de ser usada há anos, a rede de testes (trynet) se tornou alvo de questionamentos recentes. Além de acionarmos os agentes públicos e políticos, estamos contribuindo tecnicamente para que o uso do trynet seja devidamente permissionado.

A união de gestores públicos comprometidos com a pesca é imprescindível. Mas para além do discurso, precisamos de embasamento teórico e prático que nos auxilie a resolver os problemas da gestão da pesca no Brasil. Seguimos trabalhando.

Jorge Neves

palavra-do-presidente