Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Palavra do Presidente

Seguimos trabalhando por um futuro melhor para a pesca

Com o fim de mais um ano vem a reflexão sobre os desafios enfrentados, superados e também as perspectivas para o próximo período. 2025 foi marcado por muito trabalho e adversidades para a pesca na nossa região. Enfrentamos questões complexas que exigiram de todos nós dedicação, resiliência e, acima de tudo, união.

Seguimos com um canal aberto de diálogo com o governo, o que é extremamente positivo. Contudo, não podemos perder de vista que ainda enfrentamos grandes desafios, sobretudo no que diz respeito à gestão compartilhada e ao foco muito distinto que cada ministério tem sobre o nosso Setor. Continuamos com demandas urgentes como: a publicação do plano de gestão da corvina, a falta de pesquisa sobre as espécies proibidas que seguem por décadas simplesmente sendo descartadas no mar, a revisão da área de pesca da sardinha e do defeso do camarão-rosa, entre outras. 

Ao final deste ciclo agradeço a cada um dos associados do SINDIPI que tem se comprometido diariamente a tornar o nosso setor cada vez mais eficaz, sustentável e responsável. Agradeço também a confiança de me terem reconduzido à presidência da entidade para meu segundo mandato consecutivo.

Junto à nova diretoria eleita, reitero aqui o nosso compromisso com uma gestão dedicada e totalmente comprometida com o avanço da pesca catarinense. Seguiremos trabalhando incansavelmente pela defesa dos nossos interesses, pela modernização do setor e pela garantia de um futuro próspero para todos. Que 2026 seja um ano de colheita dos frutos do nosso esforço e de novas conquistas!