Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Palavra do Presidente

Com incertezas nas exportações, pesca brasileira comemora recorde no consumo 

O setor pesqueiro encerra o semestre com desafios, mas também com um motivo histórico para celebrar. A imposição de novas tarifas pelos Estados Unidos trouxe prejuízos e incertezas, e seus efeitos ainda serão sentidos ao longo dos próximos meses. Mas a situação trouxe luz a uma demanda urgente para a pesca brasileira: a necessidade da abertura de novos mercados.

Por aqui seguimos fazendo o dever de casa. Realizamos um webinar com empresários e representantes do governo italiano que serão recebidos em Santa Catarina em outubro, e seguimos com o fomento à certificação. Atualmente, mais de 75% das embarcações brasileiras certificadas para atender o mercado internacional são da frota associada ao SINDIPI.

Além das questões sanitárias, o cuidado com o meio ambiente é prioridade. Lançamos uma cartilha inédita que compila as áreas de exclusão para a pesca industrial no Sudeste e Sul. Ao reunir todas as legislações em um só documento, facilitamos a compreensão de armadores e mestres e damos mais um passo importante na direção de uma pesca mais responsável.

Mas para além dos esforços e desafios, comemoramos uma conquista sem precedente: o consumo de pescado per capita no Brasil superou a marca de 12 kg anuais pela primeira vez na história. Esse recorde é a prova de que o trabalho de toda a cadeia produtiva gera resultados. É uma vitória coletiva que nos motiva a seguir em frente, garantindo que o pescado, um alimento nutritivo e saboroso, chegue à mesa de cada vez mais brasileiros.

 

palavra-do-presidente