Palavra do Presidente
Santa Catarina: um motor da Economia Azul
A pesca e a aquicultura desempenham um papel crucial na economia brasileira. E Santa Catarina é destaque quando o assunto é a chamada Economia Azul Atualmente, a atividade pesqueira do Estado é responsável por cerca de 55% do mercado nacional de pesca. Além de ser o maior polo pesqueiro do país, sendo o primeiro no ranking de faturamento líquido e na geração de empregos no setor. Santa Catarina também se destaca como um importante pólo náutico. Hoje fica na região de Itajaí e Navegantes o maior e mais moderno parque fabril de pescados do país. Mais do que garantir a produção de proteína e segurança alimentar. a pesca catarinense impulsiona a cadeia de valor que inclui construção e reparo naval, logística, tecnologia e pesquisa
Há 45 anos o SINDIPI tem desempenhado um papel crucial para o fortalecimento da pesca brasileira. Na defesa incansável de armadores, indústrias e pescadores catarinenses, o SINDIPI trabalha constantemente por um ordenamento pesqueiro estratégico e eficaz, que trará mais sustentabilidade para a pesca.
A atuação da instituição está alinhada à "Transformação Azul" proposta pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que tem por objetivo a produção sustentável na aquicultura,a gestão eficaz na pesca e a consequente melhoria das cadeias de valor.
A pesca é um alicerce da Economia Azul e aqui trabalhamos para manter e desenvolver este setor estratégico com responsabilidade e foco no futuro sustentável dos oceanos.