Ações beneficiam setor pesqueiro no RN

Governo do Estado beneficiou o setor pesqueiro com a isenção de 100% do ICMS da pesca no Estado

O governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, recebeu, nesta quinta-feira (9), a visita de presidentes de várias colônias de pescadores do Estado e de outros representantes do setor, que levaram documento com as principais necessidades atuais da atividade pesqueira potiguar. "No Terminal Pesqueiro de Natal, já temos uma proposta em análise para atender os pescadores artesanais que possam atracar lá também para desembarcar a produção. E ainda o projeto de criação de tilápia em covas e viveiros que está para ser iniciado em São Paulo do Potengi e Macaíba. Ainda, neste ano, deveremos também iniciar a implantação de uma planta industrial de sardinha aqui no Rio Grande do Norte e aí poderemos suprir as demandas existentes em Macau, maior produtor desse peixe no Estado", informou o governador Iberê. Recentemente, o Governo do Estado beneficiou o setor pesqueiro com a isenção de 100% do ICMS da pesca no RN para venda nos mercados local, interestadual e internacional. A isenção fiscal da energia elétrica para as colônias é uma das necessidades apontadas pelos pescadores. Cada presidente de associação, também pode, nesta manhã, apresentar, ao governador, as demandas de forma específica. "O governador demonstra sensibilidade e tem uma postura de abrir caminhos que dêem sustentabilidade à atividade pesqueira potiguar", destacou Gabriel Calzzavara, presidente da Associação dos Armadores do Rio Grande do Norte.

Fonte: Agência RN

Barreiras foi contemplada para receber o Caminhão Feira do Peixe

Os piscicultores, pescadores e compradores de peixe podem comemorar. A Prefeitura de Barreiras, dentre os habilitados, foi o único Órgão Público da Bahia a ser contemplado para receber o Caminhão Feira do Peixe. O Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA divulgou no dia 30 de agosto, no edital público n° 07/2010, o resultado final da fase de habilitação. Das 60 propostas que foram classificadas provisoriamente, 50 foram contempladas. A análise técnica para definir o resultado final das propostas, foi realizada dia 27 de agosto no Ministério da Pesca e Aquicultura. Dentro do limite de pontuação que está nos parÂmetros previstos no edital, onde o valor máximo, para os Órgãos da Administração Pública é 315, Barreiras obteve 94 pontos e foi contemplado na 38° colocação. Segundo a coordenadora de setor tributário, Amanda Sá Teles, a elaboração da proposta para concorrer o Caminhão Feira do Peixe, foi uma das tarefas que trouxe um retorno favorável para a higiene e a distribuição segura dos peixes comercializados. ``A prefeita Jusmari Oliveira que muito se empenhou para a concretização do nosso trabalho, esteve em audiência com o chefe do departamento responsável pelo programa e nos trouxe essa informação muito gratificante, que foi a contemplação do caminhão feira.

Temos conhecimento da importÂncia desse caminhão para o município, e o bem que vai trazer para a comunidade, moradores, vendedores e principalmente na questão de higiene e segurança na comercialização´´, disse. O Caminhão Feira do Peixe faz parte de um projeto criado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, a fim de sustentar e fomentar a produção e a comercialização de peixe na região. De acordo com o coordenador de indústria, comércio e serviço, Carlos Costa, o próximo passo para a chegada do móvel no município, é a documentação que será exigida pelo MPA. ``Estamos aguardando a solicitação dos documentos, assim que formos contatados, realizaremos todos os processos, e Barreiras será agraciada com um caminhão que vai beneficiar não só os pescadores como também toda a população´´.

Fonte:Jornal Nova Fronteira

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Na quinta e sexta-feira tempo firme, com mais nuvens entre Florianópolis e Paranaguá na sexta-feira.

Previsão para hoje (09/09/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte ao sul de Florianópolis e à noite. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol. Temperaturas em elevação.

Sábado, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. No sábado, mais nuvens com pancadas de chuva à noite com a aproximação de uma nova frente fria.

Tendência: No domingo e segunda-feira nebulosidade variável, com chuva isolada principalmente no domingo e ao norte de Florianópolis. Vento de NW com rajadas de 60km/h na madrugada/manhã de domingo, passando a S/SE com rajadas de 40 e 30km/h a partir da tarde. Mar agitado no domingo e picos de onda de 2,5m afastado da costa na segunda-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Na quinta e sexta-feira um sistema de alta pressão no oceano mantém o tempo firme na área de pesca, com vento de nordeste, mais intenso e persistente a partir da tarde ao sul de Passo de torres e na tarde de sexta-feira.

Previsão para hoje (09/09/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes ao sul de Passo de Torres. Ondas de SE a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo firme.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 80 km/h, mais fortes a partir da tarde. Ondas de SE a NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo firme com predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura elevada.

Sábado, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 80 km/h, mais fortes na madrugada/manhã e afastado da costa. Ondas de NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. No sábado, uma frente fria avança pelo RS, provocando chuva e temporal isolado.

Tendência: No domingo e segunda-feira, a frente fria permanece na área de pesca, com nebulosidade e chuva por alguns momentos ao norte de Mostardas. Vento de SW/S no domingo virando para NE na segunda-feira, com rajadas de 30km/h. O mar permanece agitado, com picos de onda de 2,0 a 2,5m.

Fonte: Epagri/Ciram