Acontece no Sindipi 01/2011

Sindipi participa da diplomação do governador de SC

No dia 16 de dezembro o então presidente do Sindipi, Dario Vitali e o tesoureiro Edson Pires, participaram da diplomação do novo governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo e do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Em abril do ano passado Colombo participou do vídeo homenagem que comemorou os 30 anos do Sindipi, ainda como senador. Na ocasião falou sobre a importância da entidade e do setor pesqueiro para Santa Catarina e se disse orgulhoso pelo trabalho e pelos resultados gerados por ambos.

Nova diretoria do Sindipi é diplomada

Já no dia 18 do mesmo mês, foi a vez da nova diretoria do Sindipi ser diplomada, Giovani Monteiro, que estará à frente da entidade nos próximos três anos falou em seu discurso sobre suas prioridades. “Eu não acredito em sustentabilidade sem estudos nas mais diversas modalidades de pesca, seja essa arrasto, cerco, emalhe, espinhel. Essa é a palavra fundamental para nosso futuro, isto é sustentabilidade!”. Também durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades, como o então ministro da pesca e aquicultura, Altemir Gregolin e o prefeito Jandir Bellini, foram assinados os termos de permissão de uso do Caminhão do Peixe para as cidades de Itajaí e Penha e o convênio entre a Prefeitura de Itajaí e o Governo Federal através do MPA, que visa à construção do novo mercado público da cidade.

Ideli Salvatti assume o Ministério da Pesca

No dia 03 de janeiro o presidente Giovani Monteiro, esteve em Brasília onde participou da cerimônia de posse da nova ministra da pesca e aquicultura, Ideli Salvatti. Antes do evento, Monteiro esteve em reunião com Salvatti onde expôs demandas urgentes do setor como, os problemas com a gestão compartilhada entre MMA e MPA, atrasos de licenças de pesca nas mais diversas modalidades, entre outros assuntos de interesse do setor produtivo. O presidente também aproveitou a ocasião para agradecer em nome da entidade o ex ministro, Altemir Gregolin pelo seu comprometimento com a pesca durante o período que esteve à   frente do MPA.

Câmaras Setoriais se reúnem e escolhem novos coordenadores

A Câmara Setorial do Camarão Rosa, reuniu-se no dia 10 de janeiro para discutir as primeiras demandas do ano e decidir sobre a coordenação da Câmara, a mesma pauta da reunião da Câmara Setorial do Camarão Sete Barbas realizada dia 12. Durante os dois encontros ficou decidido que a Câmara do Camarão Rosa terá como integrantes, Sandro Abelardo Pinheiro (que será o coordenador), Arlindo Estroes Martins, Jean Jose Bento, Gelasio Sabel, João Dorval Bento, Marcelo Cordeiro, Marcel Silvério, Marcial Cunha Novas e Miguel Praxades de Souza. Já a Câmara do Camarão Sete Barbas terá André Luiz Dutra Mattos (coordenador), Nereu Ramos Caldeira, Ivan Regis, Floripa Caldeira Cipriano, Salvio Antônio Caldeira e Sonia Caldeira Anacleto.

Sindipi e SEBRAE discutem parceria

A Diretoria Executiva e a Coordenadoria Técnica do Sindipi reuniram-se com o coordenador do SEBRAE na região da Foz do Itajaí, Jean Gern, no dia 11 de janeiro, para avaliar e discutir a parceria entre as entidades. Nos últimos dois anos o Sindipi e o SEBRAE vêm desenvolvendo diversos projetos, como o diagnóstico da cadeia produtiva da pesca, a visita técnica à Vigo na Espanha, a pesquisa mercadológica que mapeou o perfil do consumidor de pescado congelado, entre outras. Em breve serão divulgados os resultados de ações em andamento e os novos projetos dessa parceria.

Caminhão do peixe chega a Balneário Camboriú

No dia 17 de janeiro a Diretoria Executiva do Sindipi recebeu o secretario de desenvolvimento e inclusão social da prefeitura de Balneário Camború, Luiz Maraschin, o diretor de assistência a juventude e coordenador do projeto caminhão do peixe na cidade, Leonardo Piruka Martins Machado e o diretor geral da secretaria de desenvolvimento e inclusão social, Orlando Uliano. Na ocasião foram discutidas possíveis parcerias entre a prefeitura e o Sindipi abrangendo o projeto Caminhão do Peixe, que será implementado em Balneário Camboriú no decorrer do ano.