Acontece no Sindipi 02/2011

Diretoria do SINDIPI reúne-se com nova ministra da pesca

A diretoria SINDIPI participou, juntamente com representantes do Sindicato das Indústrias de Pesca de Florianópolis (SINDIFLORIPA), de uma reunião com a nova ministra da pesca e aquicultura, Ideli Salvatti, no dia 17 de janeiro em Florianópolis. Na ocasião as entidades de classe apresentaram algumas das demandas mais urgentes do setor e solicitaram atenção e comprometimento da ministra com as mesmas. Uma das principais questões levantadas foi o novo sistema de permissionamento de embarcações pesqueiras, que foi criado e desenvolvido pela então Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura (SEAP) e pelo IBAMA, mas que até então não havia sido apresentado ao setor pesqueiro, apesar de inúmeras solicitações junto a esses órgãos. Ideli Salvatti garantiu ao final da reunião estar comprometida com todas as solicitações e demandas apresentadas pelas duas entidades presentes, mas pediu paciência e cautela para os assuntos mais delicados.

AQUAPESCABRASIL 2011 é pauta de reuniões

No dia 19 de janeiro e 07 de fevereiro a Diretoria Executiva do SINDIPI reuniu-se com a equipe UP Trend para discutir a realização da próxima AQUAPESCABRASIL – Feira Internacional da Pesca e Aquicultura. Durante os encontros foram discutidas desde questões comerciais, mobilização de empresários e associados, participação em feiras internacionais, até a apresentação oficial da feira para a Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. A intenção é repetir o sucesso da edição passada, mas também aprimorar ainda mais a feira que é o hoje a maior do setor em todo o país.

Instituto Sinergia apresenta propostas de cursos para o setor pesqueiro

Representantes do Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação (ISEP) de Navegantes apresentaram no dia 20 de janeiro à Diretoria Executiva do SINDIPI propostas de cursos focados para o setor pesqueiro da região. Essa parceria entre as duas entidades já vêm sendo discutida há algum tempo e conta com a orientação dos assessores técnicos do SINDIPI, Estevam Martins e Roberto Wahlrichh. A intenção é suprir algumas necessidades de mão de obra especializada do setor e profissionalizar ainda mais a pesca em nossa região. Em breve serão divulgadas mais informações sobre os cursos que devem ter inicio ainda em 2011.

Câmara do Cerco e do Arrasto de Peixe definem novos coordenadores

No dia 21 de janeiro foi a vez da Câmara Setorial do Cerco discutir sua  reestruturação. Durante o encontro os associados da modalidade definiram que a Câmara seria composta pelos senhores, Jorge Seif (coordenador), Luis Anderson da Costa , Paulo Eduardo da Luz, Luciano Wilson Cabral, Sérgio Eduardo Feller, Ricardo Carvalho e Pedro Paulo Leal. Já nos dias 24 e 31 a Câmara Setorial do Arrasto de Peixe definiu que Fernando Pintos das Neves seria o coordenador da Câmara que conta também com a participação de Kleber de Oliveira Alves e José Jorge Neves Filho. As duas modalidades também discutiram durante os encontros o novo permissionamento de pesca.

SINDIPI realiza Assembléia Geral

No dia 25 de janeiro foi realizada na sede do SINDIPI a Assembléia Geral que aprovou as alterações no estatuto da entidade. Após a discussão e votação sobre o tema principal, os associados assistiram a trechos da Audiência Pública   realizada no dia 16 de novembro pelo Ministério do Trabalho. Os associados também receberam uma explanação sobre o assunto do Assessor Jurídico do sindicato, Marcus Mugnaini, que apresentou diferentes alternativas para as questões. Os associados que tiverem interesse no DVD da Audiência Pública do Ministério do Trabalho devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do SINDIPI, através do email comunicacao@sindipi.com.br ou do telefone (47) 3247-6708.

Câmara Setorial do Polvo define novo coordenador

Os associados que fazem parte da Câmara Setorial do Polvo reuniram-se no dia 27 de janeiro para definir os novos integrantes da coordenação da Câmara. Na ocasião ficou definido que Gilson Alcides de Jesus seria o coordenador e Edson Vaz Pires, Alcides Dinor de Oliveira, Jorge Ferreira Pimentel, Osvalter Guilherme Coelho, Ryuji Fukui, Luis Carlos Espindola, Santiago Ocampo Fernandez e Abel Muller integrariam a Câmara.