Acontece no Sindipi 03/2011

Presidente do Sindipi agradece diretor da Diretoria de Administração Tributária (DIAT)

No dia 03 de fevereiro o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, acompanhando dos senhores Fernando Pinto das Neves e Dante de Miranda Gervasi foi a Florianópolis agradecer pessoalmente o diretor da Diretoria de Administração Tributária (DIAT), Carlos Roberto Molim, pela agilidade na publicação da portaria referente à equalização internacional do óleo diesel marítimo. Durante o encontro os representantes do Sindipi reforçaram a importância do programa de equalização e falaram sobre os benefícios que o mesmo vem trazendo ao setor e por consequência à economia da região.

Câmara Setorial do Camarão Rosa promove reunião

Os associados da Câmara Setorial do Camarão Rosa reuniram-se no dia 07 de fevereiro, para discutirem questões a respeito das licenças provisórias e das renovações de 2011. A intenção é antecipar-se para que não ocorram atrasos nas entregas das mesmas.  O assessor jurídico ambiental do Sindipi, Emerson Denner Borba, já está trabalhando na ação coletiva que pleiteia as licenças provisórias de pesca para todos os associados da modalidade.

Câmara Setorial do Atum escolhe novos coordenadores

Já no dia 10 foi a vez dos associados das modalidades de atum de realizarem uma reunião, na ocasião foi discutido o planejamento para o ano 2011 e o uso de anchoita e lambari como isca. Também foram escolhidos os novos integrantes da coordenação da câmara que são: Maria de Fátima Santos Silva (Coordenadora), Arlindo Isaac da Costa Junior, Arlindo Isaac da Costa Neto, Eduardo Antônio da Silva Faustino, José Francisco Kowalsky e Belarmino Iglesias. A respeito das pesquisas com a anchoita e lambari, mais informações podem ser solicitadas através da coordenadoria técnica do Sindipi.

Coordenador Técnico do Sindipi participa de eventos fora do estado

O coordenador técnico do Sindipi, Roberto Wahrlich, esteve nos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade de Santos (SP), a convite do Instituto de Pesca de Santos para participar como palestrante do curso de observadores de bordo do Probordo/MPA.  No dia 10, Wahrlich já estava na cidade de Rio Grande (RS), onde participou juntamente com o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, de uma reunião sobre ordenamento da pesca de emalhe na costa do RS. Durante o encontro a pesquisadora Vanessa Mafra da Univali, apresentou os resultados da pesquisa mais recente sobre a pesca de emalhe realizada pela frota industrial de Santa Catarina.  Ao final da reunião foi produzida uma série de recomendações acordadas pelas partes presentes, que foram posteriormente encaminhadas ao GTT Emalhe.

Linhas de crédito para o setor é pauta de reunião entre Sindipi e BNDES

No dia 16 de fevereiro a diretoria executiva do Sindipi recebeu os senhores Rodrigo Tomassini, administrador da área de operações e Vitor Hugo J. Ribeiro, gerente do departamento de operações na internet, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Durante o encontro os representantes do BNDES ofereceram crédito ao setor pesqueiro, no entanto, por serem considerados “produtores rurais”, os armadores de pesca não têm acesso às linhas de crédito disponibilizadas. O presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, já enviou um ofício para a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, solicitando atenção para esse assunto que é de extrema importância para o setor e por consequência para o sindicato e o Ministério.

Sindipi é convidado a participar da  16º Festa Nacional do Marisco

O vice presidente do Sindipi, Joaquim Anacleto, recebeu no dia 17 de fevereiro, o vice prefeito da cidade de Penha, Mario Guaracy De Souza e o secretário de pesca e aquicultura do município Luiz Fernando Vailatti, na sede da entidade. Na ocasião os representantes da cidade vizinha convidaram o sindicato para participar na 16º Festa Nacional do Marisco, dividindo um espaço institucional com a própria Prefeitura de Penha, um convite que foi aceito com muita honra pela diretoria do Sindipi. Os associados que ainda não prestigiaram a 16º Festa Nacional do Marisco ainda tem tempo, pois hoje (07/03) é encerramento oficial das festividades que já duram quatro dias.