Acontece no Sindipi 04/2011

Assessor do Deputado Zonta faz visita institucional ao sindicato

No dia 15 de fevereiro o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, recebeu na sede da entidade Norberto Kretzer, assessor do Deputado Federal Odacir Zonta para uma visita de caráter institucional. Zonta é um grande parceiro do sindicato, tendo apoiado inúmeras vezes projetos e ações que beneficiaram o setor pesqueiro nacional.

Diretoria do Sindipi reúne-se com chefe de gabinete da Ministra Ideli

Já no dia 18 foi a vez de Claudinei do Nascimento, chefe de gabinete da Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, reunir-se com a diretoria do Sindipi. Na ocasião Claudinei falou um pouco sobre a forma de administrar da Ministra e seus planos a frente do MPA, enquanto os representantes do sindicato expuseram os inúmeros entraves que o setor pesqueiro da região enfrenta.

Câmara setorial do camarão sete barbas discute atual situação da modalidade

Foi realizada no dia 21 de fevereiro uma reunião com os armadores da modalidade de arrasto de camarão sete barbas para discutir, entre outros assuntos, a perda do direito de capturar camarões vermelho e ferrinho (exclusão mantida na recente publicação da IN Interministerial 03/2011), e a situação da frota frente à proposta de novo modelo de permissionamento. Na ocasião também foi questionada a possibilidade de embarque de pesquisadores em alguns barcos da frota vinculada ao Sindipi

Pesca de emalhe é tema de pesquisa

Os armadores que integram a câmara setorial do emalhe tiveram a oportunidade de assistir a apresentação dos resultados da pesquisa realizada por Vanessa Mafra Pio, da Univali, sobre a modalidade. A explanação aconteceu durante uma reunião realizada no dia 28 que tinha também como pauta o GTT emalhe. Em breve a coordenadoria técnica do Sindipi divulgará o material utilizado na apresentação de Vanessa no site da entidade.

Associados do Sindipi doam mais de 33 mil latas de sardinha às vítimas das tragédias no RJ

O presidente Giovani Monteiro entregou no dia 28 de fevereiro 33,3 mil latas de sardinha, além de diversas cestas básicas e roupas, ao secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto. As doações têm como destino as famílias que ainda sofrem com os efeitos dos desabamentos causados pelas chuvas que atingiram os municípios da Região Serrana, no início deste ano. A entrega das cinco toneladas de pescados enlatados foi realizada na sede do Ceasa de Irajá (RJ) e contou com a presença da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, que na ocasião frisou que a ação é uma retribuição pela ajuda às cidades catarinenses após a tragédia das enchentes em 2008. “Estamos atendendo a um pedido da ministra Ideli e do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (SAPERJ)”, disse o presidente do Sindipi.

Convenção coletiva e homologações são temas de reuniões

No dia 1º de março duas reuniões com o mesmo tema foram realizadas na sede do Sindipi, uma com os associados da entidade e outra com suas respectivas contabilidades. O assessor jurídico do sindicato, Marcus Mugnaini, conduziu as reuniões que tinham como objetivo informar sobre questões relativas a homologações de rescisão de trabalho e a convenção coletiva de trabalho com os pescadores. Quem não participou da reunião ou ainda tem dúvidas quanto às questões pode obter mais informações através do comunicado oficial divulgado no site do Sindipi ou entrar em contato com a entidade.