Armadores debatem propostas de monitoramento de cota de atum

Armadores das modalidades que capturam atuns e afins se reunirão na tarde desta segunda-feira (11) em Itajaí para debater as formas de controle e monitoramento para o cumprimento das cotas estabelecidas pela ICCAT. A reunião contou com a presença dos deputados federais, Darci de Mattos e Ismael dos Santos (ambos PSD), do superintendente federal da pesca em SC Delcy Batista, do presidente do Sitrapesca Henrique Pereira, o do Presidente do Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI, Rodrigo da Silveira, além do presidente do SINDIPI Agnaldo Hilton dos Santos e membros da diretoria da entidade.

No início da reunião a oceanógrafa da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Luana Mallmann Specht, apresentou as definições mais recentes da ICCAT, a Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico, e o esboço de uma minuta discutida no CPG Atuns e Afins com propostas para o monitoramento das cotas, que prejudicava toda a frota industrial que atua no Sul e Sudeste do Brasil.

O consultor Wilson Santos, que tem uma vasta experiência no Setor, e a Coordenadora da Câmara Setorial do Cardume Associado do SINDIPI, a veterinária e armadora de pesca Gizelle Perão, também participaram dos debates e trouxeram apontamentos pertinentes.
A partir do que foi debatido no encontro, o SINDIPI enviará ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e ao MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) um ofício com as considerações do setor produtivo.

cpg-atuns gpg-atuns-e-afins reuniao