Atividade pesqueira da orla de Camaçari ganha investimento de R$ 12 milhões

A atividade pesqueira da orla ganha um grande incentivo com a assinatura do convênio entre a Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) e o Ministério da Pesca e Aqüicultura. O valor é de R$ 12 milhões. A cerimônia para assinatura dos documentos está marcada para esta sexta-feira (03/09), às 16h, na Superintendência do Banco do Nordeste, em Salvador. O valor será investido na construção de duas embarcações de 72 pés, o equivalente a 21,8 metros comprimento e capacidade para comportar cerca de 40 toneladas de pescado. Assim, o Município terá as duas maiores embarcações do estado. Além disso, o dinheiro também será aplicado na capacitação de seis tripulações, cada uma composta por 16 pescadores. O treinamento será planejado e executado pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Apenas a Coopesc e a Coompi (Cooperativa de Pescadores de Itacaré) foram contempladas na Bahia, pelo edital de 2005, do Ministério da Pesca e Aquicultura. As cooperativas concorreram com mais de mil entidades de todo o Brasil. De acordo com Ajax Tavares, diretor administrativo da Coopesc e conselheiro Nacional de Pesca e Aqüicultura, ``esta conquista se deve a luta incessante de todos os cooperados´´. Com uma extensão de 42 quilômetros de orla, muitos moradores de Camaçari retiram o sustento da família da pesca. Em breve, os pescadores contarão com equipamentos modernos que vão contribuir significativamente para o impulso econômico da atividade no Município. Ascom / Camaçari

Fonte:Bahia em Foco

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA. Sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) deixa o tempo firme e vento moderados mas o mar permanece agitado.

Previsão para hoje (06/09/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, em áreas mais afastadas da costa e ao sul de Florianópolis. Na segunda-feira, o sistema de alta pressão mantém o tempo firme, com sol entre nuvens e temperaturas amenas.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Na terça-feira tempo firme com predomínio de sol e temperaturas amenas.

Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Na quarta-feira tempo firme com predomínio de sol e temperaturas em elevação.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, sol e temperaturas em elevação com mais nuvens no final do dia de Florianópolis ao ao norte. Vento de NE com intensidade fraca. Mar pouco agitado, com ondas de 0.5 a 1.5 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Previsão para hoje (06/09/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, em áreas mais afastadas da costa. Na segunda-feira tempo firme com sol e temperaturas amenas com a atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio).

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m, em áreas mais afastadas da costa. Na terça-feira tempo firme com predomínio de sol e temperaturas amenas.

Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, em áreas mais afastadas da costa. Na quarta-feira tempo firme com predomínio de sol e temperaturas em elevação.

Tendência: Na quinta e sexta-feira tempo firme com sol e temperaturas mais elevadas. Vento de NE com rajadas 30 a 50 km/h. Mar pouco agitado com ondas de 1.0 a 2,0 m, em áreas mais afastado da costa.

Fonte: Epagri/Ciram