Bom Dia Economia mostra que consumir peixe faz bem para o bolso

O quilo de algumas espécies custa menos do que o de carne bovina. Chef ensina que mesmo as variedades mais acessíveis podem ser saborosas.

Começa nesta terça-feira (20) a Semana do Peixe, uma campanha feita pelo governo federal para estimular o consumo dessa, que é considerada uma das carnes mais saudáveis. Se souber escolher é possível ter o pescado na mesa sem gastar muito.Proprietário de uma peixaria há 13 anos, Leandro César Francisco conta que na loja a espécie mais vendida é o pintado que custa R$ 25 o quilo. Mas há opções bem mais em conta. Entre elas a piramutaba, que tem o quilo vendido a R$ 7,80. Duas das variedades mais acessíveis são a corvina (R$ 5 o quilo) e a traíra (R$ 5,99 o quilo), que estão mais baratas que a carne bovina.  “Hoje nós temos produtos com preços bem competitivos se comparado com algumas proteínas, a bovina, principalmente, que dá para o consumidor levar, com certeza”, assegura o comerciante. Para algumas pessoas, consumir peixe com frequência é uma recomendação médica. E é justamente pelo fato de o peixe ser um alimento saudável, que tornou a primeira opção do motorista Josué Rosa. “Quem tem problema de ácido úrico não pode ficar comendo carne não”, comenta.  Para incorporar o peixe ao cardápio, além de ser saudável e ter preço atrativo, é preciso que o alimento seja saboroso. O chef de um restaurante especializado em peixes, Leonardo Fagundes, afirma ser possível fazer um escabeche de peixe que, com todos os ingredientes, custa aproximadamente R$ 15. “Para isso utilizamos o filé de pangasius, que é um peixe muito saboroso com a carne bem suave e que vai combinar bem com os temperos e com o modo de preparo. Além de tudo, o preço é excelente. O preço desse peixe gira em torno de R$ 8,90. É barato e de bastante qualidade”, assegura o chef.

Fonte: Bom Dia Goiás

Veja aqui o vídeo da matéria