Buscamos uma gestão eficiente da pesca

Há várias décadas é consenso no Setor que um dos maiores problemas que temos é a falta de dados estatísticos que comprometem a gestão eficiente da pesca. Enquanto muitos reclamam, a academia teoriza e o governo investe em sanções, o SINDIPI tem feito a lição de casa.

Neste ano em que comemoramos 42 anos da entidade, o SINDIPI lançou o projeto de Monitoramento da Pesca Industrial em Santa Catarina. Uma iniciativa do SINDIPI, que contratou a Univali para a realização do trabalho de pesquisa. A intenção é coletar dados da pesca e assim subsidiar a nossa Coordenadoria Técnica e todo o Setor com dados que auxiliem as câmaras setoriais e o próprio governo sobre a gestão pesqueira.

Esta iniciativa só será possível graças ao investimento do SINDIPI e também aos armadores associados, que abrirão suas embarcações para receber os pesquisadores. Este é, sem dúvida, um passo importante e que marca o aniversário da entidade.

No final do mês de abril, o SINDIPI completará 42 anos de fundação. Para celebrar a data, também iremos realizar o Primeiro Encontro SINDIPI, com palestras e cursos de capacitação e espaço para troca de experiências. Muito mais do que debater os desafios do Setor, o evento tem como objetivo apresentar novidades que irão auxiliar armadores e profissionais da indústria a otimizar tempo e garantir mais rentabilidade aos negócios. Será mais uma oportunidade para a união do Povo das Águas.

Jorge Neves.

revista