Coluna do Presidente Giovani Monteiro, na edição nº 52 da Revista SINDIPI

A negociação entre o Setor, MPA e MMA se arrastou por um mais de um mês, com a total paralização da frota catarinense, no auge do período da safra. A modalidade também foi penalizada pela subsequente omissão da fiscalização do Ibama em atuar nas áreas de exclusão para a pesca de emalhe, criadas pela nova normativa para a pesca de emalhe (INI.12/2012), onde piratas inescrupulosos saquearam mais de 5 mil toneladas de corvina que se encontravam desovando nesta primavera. A criação dessas áreas de exclusão vinha sendo negociada, ha vários anos, pois a desova e o recrutamento dessa espécie acontecem em águas rasas, a pouca distância da costa, conforme resultados de pesquisas e do conhecimento prático acumulado pelo setor produtivo. Portanto, o sacrifício da modalidade pode ter sido totalmente em vão, e a melhoria das futuras safras pode ter sido seriamente comprometida.

Outro importante fantasma a ser combatido, é a pressão do Governo da Argentina em colocar seu camarão-vermelho “Pleoticus muelleri” em nosso mercado, como alternativa à redução das exportações para a Europa, pela crise econômica que atravessa. Logo neste momento, em que atravessamos a melhor safra de camarão-rosa registrada na última década.. A importação maciça do produto argentino é uma ameaça de falência para empresários da pesca extrativa e da carcinicultura.. Contamos, nesta luta, com importantes aliados, o Sr. Itamar Paiva Rocha, presidente da ABCC, que, incansavelmente junto com seus associados, defendeu os interesses dos produtores nacionais. E também do presidente da CNPA, o Sr. Abraão Lincoln Ferreira.

Conforta-me a decisão que tomei, quando assumi esta Casa, de priorizar os investimentos do Sindipi em pesquisa junto às frotas que realizam embarques para que tenhamos dados a fim de contestarmos propostas desconectadas com a realidade, baseadas em pesquisas realizadas, há mais de 30 anos.

Enfim, que Deus continue nos abençoando e nos dando forças para prosseguirmos com a nossa missão. Pois continuamos fazendo isso por amor à pesca.