SINDIPI é fruto do trabalho e da dedicação de todos os associados

O SINDIPI completou 43 anos de fundação no dia 28 de abril e agradeço aqui a cada um dos associados que se dedica à entidade em prol do nosso Setor. Eu não tenho dúvidas de que todo o respeito e a representatividade que temos hoje no Brasil se dá graças ao trabalho e empenho de cada um dos ex-presidentes e das diretorias que comandaram a instituição ao longo dos anos, além, é claro, de todos os associados que representamos, sejam eles os armadores de pesca ou as nossas indústrias. Todos os dias tenho buscado honrar essa história com muito trabalho e responsabilidade.

Nestes últimos dois meses travamos intensas batalhas, com destaque para a pesca da tainha. Contratamos uma assessoria jurídica especializada para dar suporte a todas as causas coletivas, através do ex-presidente Giacomo Vicente Perciavalle, que com sua experiência e conhecimento sobre a pesca tem respaldado a equipe técnica e auxiliado a instituição.

Seguindo a linha de valorizar o que é nosso e fortalecer as parcerias, estivemos junto à Associação Empresarial de Itajaí (ACII) no espaço Casa do Empreendedor, durante a realização da The Ocean Race. Um lugar que reuniu centenas de empresários e investidores de todo o Brasil e onde pudemos apresentar um pouco da pesca, seja na decoração do espaço, nos vídeos que apresentamos ao telão (instalado também através de empresas parceiras) e também em evento do próprio SINDIPI, com o lançamento da ExpoMAR.

As pesquisas também têm prioridade. Temos buscado dar continuidade ao trabalho de pesquisa de bordo iniciado na gestão passada, agora com o desafio relacionado à pesca do atum e ao cumprimento das exigências da ICCAT. Mas para além disso, vamos investir em um diagnóstico do Setor. Afinal, não existe crescimento sem planejamento e é impossível planejar os avanços sem uma compreensão do cenário atual.

Por isso, nos próximos meses devemos formalizar uma parceria com o Sebrae para a realização de uma pesquisa sobre a economia do mar. Além de conhecer a fundo todas as demandas e desafios, a intenção é que esse diagnóstico nos mostre com mais exatidão o quanto a pesca representa para a economia de Santa Catarina e do Brasil.

Atuar pelo Setor valorizando cada vez mais o associado é o trabalho que temos pela frente. Seguimos!

palavra-do-presidente