Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Comissão de Pesca e Aquicultura programa seminário sobre o tema (SC)

Comissão de Pesca e Aquicultura programa seminário sobre o tema

 

 

 

Os parlamentares da Comissão de Pesca e Aquicultura, reunidos na manhã desta quarta-feira (02), definiram a realização de um seminário para discutir a pesca no estado e de uma audiência pública no município de Cerro Negro para tratar da situação dos atingidos por barragens. A comissão, presidida pelo Padre Pedro Baldissera (PT), também acertou convite para que o superintendente federal de Pesca e Aquicultura para Santa Catarina, Horst Doering, faça um levantamento do setor no Estado. Autor da realização do seminário, intitulado Pensepesca, Baldissera afirmou que o objetivo do evento é aprofundar a reflexão em Santa Catarina sobre as questões referentes a pescado, alimentação e meio ambiente. Para tanto, devem ser convidadas autoridades dos governos estadual e federal, como a ministra da Pesca, Ideli Salvatti (PT). “Queremos envolver autoridades e especialistas na área, como forma de definir os rumos a serem dados para o setor”, explicou. A proposta recebeu amplo apoio dos membros da comissão: ”Nosso estado já está com a agricultura saturada e precisa investir na pesca, que é nossa vocação. Essa iniciativa pode nos trazer grandes resultados”, disse o deputado José Milton Scheffer (PP). “O tema é muito atual e pertinente, de grande importância para Santa Catarina. A Casa precisa fazer esse debate para indicar os rumos a serem tomados”, acrescentou José Nei Ascari (DEM). A previsão é de que o seminário ocorra em setembro. (Alexandre Back)

Fonte: Alesc

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Jato subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera) e um sistema de alta pressão no oceano, influenciam a área de pesca.

 

Previsão para hoje (02/03/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada na área da pesca próxima da costa, devido a presença do Jato subtropical em SC estendendo-se até o oceano e a circulação marítima.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada na área de pesca.

 

Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada na área de pesca.

 

Tendência: Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada na área de pesca. Vento de E/NE com variação com rajadas entre 40km/h e 50km/h. Mar pouco agitado, com onda em torno de 1.0 m.

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Sistema de alta pressão influencia a área de pesca, deixando o tempo mais aberto, com sol e variação de nebulosidade.

 

Previsão para hoje (02/03/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Presença de sol com variação de nuvens na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no oceano.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol com variação de nuvens na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no oceano.

 

Sexta-feira, ventos de NE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol com variação de nuvens na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no oceano.

 

Tendência: O sistema de alta pressão no oceano deixa o tempo firme com sol e variação de nuvens, porém há indicativos de ocorrer chuva isolada na área de pesca, próximo a Laguna. Vento de E/NE com variação para SE com rajadas entre 40km/h e 50km/h. Mar pouco agitado. Onda de 1.0 a 1.5m.

Fonte: Epagri/Ciram