Em reunião do GTI, SINDIPI cobra plano de recuperação da raia carimbada

Como desdobramento dos últimos acontecimentos em relação a nova lista de espécies ameaçadas (Portaria 148), o SINDIPI solicitou uma reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para discutir a situação da raia-carimbada. O SINDIPI solicita que seja desenvolvido um plano de recuperação da espécie (Atlantoraja cyclophora) até 05 de dezembro, para que a pesca sobre este recurso não seja simplesmente interrompida.

Na reunião o oceanógrafo da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Luiz Carlos Matsuda apresentou dados técnicos que comprovam a importância econômica e social deste recurso, além de alternativas para o uso sustentável.

O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) no âmbito dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi instituído  pela Portaria Interministerial MMA/MAPA n° 218, de 10 de junho de 2021, justamente para avaliar e recomendar ações de conservação e uso sustentável para espécies pertencentes à Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos.

ct especies-ameacadas gti raias reuniao