Estratégia: PepsiCo quer elevar em 30% capacidade de acumular matéria-prima fresca no RJ

A PepsiCo, que detém as marcas de atum e sardinha Coqueiro no Brasil, vai investir US$ 9 milhões para ampliar a capacidade de estoque de matéria-prima em sua unidade em São Gonçalo (RJ). Segundo a diretora da Unidade de Negócio Pescados da empresa, Ana Beatriz Vassimon, a capacidade de acumular o pescado fresco será ampliada em 30% com o investimento. O valor é 20% maior do que o aplicado pela empresa no ano passado no setor de pescados. A empresa não detalha o volume de produção, mas diz que o objetivo do investimento é ampliar a capacidade de estocar sardinha pescada na costa brasileira e reduzir o volume de importado no processo de beneficiamento. Segundo a diretora, hoje entre 30% e 40% da sardinha beneficiada pela Coqueiro é importada. "Nossa intenção é ampliar a participação da sardinha nacional, por isso o investimento que vai nos permitir ampliar a estocagem", diz a diretora.

De acordo com Ana Beatriz, o produto importado gera um custo maior porque depende de processo de descongelamento que demanda mais energia e água do que no uso da sardinha fresca. "Além disso, há vulnerabilidade em relação ao cÂmbio que no produto nacional não existe", diz a executiva. Em 2009, a safra da sardinha foi de cerca de 100 mil toneladas. A dificuldade para a indústria nacional é ter condições de absorver a sardinha nacional durante o período de pesca e estocá-la durante a defesa. A captura da espécie vai de 15 de fevereiro a 15 de maio e de 1º de agosto a 1º de novembro.  A greve que mobilizou cerca de mil pescadores em Itajaí há cerca de três semanas não preocupa a diretora. "Não fomos impactados e imaginamos que a mobilização não terá grande duração", diz. Os pescadores ainda não chegaram a um consenso com os armadores de embarcações pesqueiras e a indústria local.

Eles pedem R$ 1,20 para o quilo entregue em Santa Catarina e R$ 1,50 no Rio de Janeiro. Hoje, um acordo prevê R$ 1 como preço mínimo pelo quilo. Na semana passada, duas embarcações furaram o bloqueio e seguiram para o mar para a captura da sardinha. O governador Leonel Pavan determinou proteção especial para garantir o direito dos pescadores de retomar as atividades. Em 2009, a importação de sardinha congelada atingiu 31,6 mil de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O volume ficou estável frente ao ano anterior. Em 2008, foram 31,7 mil toneladas. Além da unidade de São Gonçalo, a PepsiCo mantém um entreposto em Itajaí onde são recebidos os pescados e está localizada uma pequena fábrica de patês. No final de julho, a empresa reuniu-se com a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina para discutir benefícios fiscais para a unidade no Estado.

Segundo o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, a empresa apresentou projeto de transferir a fábrica do Rio para Santa Catarina. O investimento geraria cerca de 200 empregos diretos. Siewert pediu detalhes sobre o projeto, que será encaminhado para estudo pela equipe técnica da Fazenda. A diretora Ana Beatriz Vassimon diz que o projeto ainda está em fase muito inicial e que a conversa com a Secretaria da Fazenda teve o objetivo de alinhar os investimentos da Pepsico no Estado com os competidores. A Gomes da Costa, principal competidora da marca Coqueiro no Brasil, também possui unidade em Santa Catarina. Há também o projeto de ampliar os embarques de Itajaí, beneficiando-se dos incentivos locais, diz a executiva. Hoje, apenas o atum é exportado para o Mercosul, em especial para a Argentina - mas é uma pequena parcela do faturamento. A Coqueiro está entre as cinco marcas de maior faturamento da Pepsico no Brasil.

Veículo: Valor Econômico

Pesca de sardinha pode ser menor este ano por greve em Santa Catarina

Há mais de uma semana, cerca de 1,2 mil pescadores catarinenses permanecem em greve. Por meio do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Cataina (Sitrapesca), eles reivindicam que as empresas reajustem o quilo da sardinha, fixado hoje em um real, para R$ 1,20 (para o pescado entregue no próprio estado) e R$ 1,50 para a carne embarcada para o Rio de Janeiro.

Se a paralisação se estender por muito mais tempo, a safra, que no ano passado foi de 100 mil toneladas, tende a ser menor em 2010, conforme avaliou o sindicato. A captura dos cardumes é feita em dois períodos: de fevereiro a maio e de agosto a novembro.

Segundo noticiou o Valor Online nesta sexta-feira (13/08), toda a cadeia produtiva do setor gera cerca de 15 mil empregos. Apesar da importÂncia da sardinha, o país precisa comprar o peixe enlatado do exterior. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), apontam que as importações do produto somaram US$ 81 mil dólares nos primeiros sete meses de 2010.

Fonte: Revista Globo Rural

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, RAJADAS DE VENTO NE AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. O sistema de alta pressão (massa de ar frio) se desloca para o oceano e provoca mais nuvens em parte da área de pesca e intensifica o vento nordeste ao sul de Florianópolis.

Previsão para hoje (17/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Mais nuvens com chance de chuva fraca entre Florianópolis e Paranaguá. No restante da área de pesca, sol com poucas nuvens. Temperatura em gradativa elevação.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação.

Quinta-feira, ventos de NE a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol. Vento de S a NE/N, com rajadas 40 a 50km/h. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca para - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES DE NE. AMANHÃ, VENTOS FORTES NE. Tempo firme na área de pesca, com intensificação do vento nordeste devido ao deslocamento do sistema de alta pressão (massa de ar frio) para o oceano.

Previsão para hoje (17/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol entre algumas nuvens.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação.

Quinta-feira, ventos de NW a S, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e aumento de nuvens devido a aproximação de uma frente fria. Entre a tarde e noite há chance de chuva isolada.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol. Vento de S a NE/N, com rajadas 40 a 60km/h. Mar pouco agitado.

Fonte: Epagri/Ciram