Governo quer que pescado artesanal integre merenda escolar de 20% dos municípios até 2012

O Ministério da Pesca e Aquicultura quer que o pescado coletado por pescadores artesanais ou criado por aquicultores familiares integre o cardápio da merenda escolar em pelo menos 20% das cidades brasileiras até 2012. Hoje, o governo federal já exige que a merenda contenha, no mínimo, 30% de produtos agrícolas de pequenos produtores familiares. No entanto, segundo a ministra Ideli Salvatti, a dificuldade para incluir o pescado é maior do que para incluir produtos agrícolas. “Diferentemente do agricultor, que entrega o feijão, o arroz, a batata, a cebola, a abobrinha, sem precisar processar o produto, no caso do pescador é diferente. Tem que tirar a espinha, tem que processar o pescado. Nós não temos como fazer automaticamente a entrada do pescado na merenda escolar”, disse. Por isso, segundo a ministra, o governo federal está fazendo um levantamento para conhecer os locais que já têm equipamentos suficientes para fazer o beneficiamento do pescado e que se organizam em cooperativas ou associações, a fim de que possam receber o pagamento da prefeitura. “Acredito que, até ano que vem, conseguiremos colocar o pescado na merenda de 20% dos municípios brasileiros”, disse. Segundo o Ministério, grupos com três ou mais pescadores podem se unir para criar uma cooperativa e receber o pagamento das prefeituras.

Fonte:Ambiente Brasil

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. De terça-feira ao fim de semana um sistema de alta pressão mantém variação de nuvens e sol, com vento sudeste e leste moderado (20km/h) por alguns momentos com rajadas de 50km/h na quinta-feira e no sábado. Mar agitado, com ondas de 2.5 e de 3.0m na quarta-feira e manhã de quinta-feira em áreas afastadas da costa.

Previsão para hoje (01/03/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada à noite na área de pesca próxima da costa.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada à noite na área de pesca próxima da costa.

Quinta-feira, ventos de E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada à noite na área de pesca próxima da costa.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado o sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil deixa o tempo firme com variação de nuvens, na área de pesca. Vento de E/SE com rajadas de 40km/h. Mar agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. De terça-feira a sábado um sistema de alta pressão no RS, mantém o tempo firme, com sol e vento de sudeste/leste fraco a moderado e mar agitado até a manhã de quarta-feira, passando o vento a NE na tarde de quarta-feira.

Previsão para hoje (01/03/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Presença de sol na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no litoral do RS.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Presença de sol na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no litoral do RS.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na área de pesca, devido ao sistema de alta pressão no litoral do RS.

Tendência: Na sexta-feira e fim de semana, o sistema de alta pressão mantém o tempo firme com sol na área de pesca. Vento de NE com rajadas de 40km/h e de 50km/h no sábado. Mar pouco agitado com picos de onda de 1.5 a 2.0m.

Fonte: Epagri/Ciram