IFPR abre inscrições para curso de Pesca e Aquicultura

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará em Curitiba nesta terça-feira (14) para participar do lançamento de cursos técnicos em Pesca e Aquicultura que serão ofertados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O evento também marca o início do período de inscrições para os cursos, em que serão ofertadas 2 mil vagas para pescadores e aquicultores de 26 estados do Brasil. Os cursos serão ministrados à distÂncia nos pólos de apoio presenciais localizados em 50 telecentos Maré. é a primeira vez que um curso técnico vai abranger pescadores em todos os estados brasileiros.  O lançamento será às 09h desta terça-feira (14) e será realizada na sede do EAD/IFPR, no Campus Curitiba, na Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, Curitiba-PR. Para a atividade, serão convidadas comunidades de pescadores, além de sindicatos, associações e colônias de Pesca e Aquicultura. A aula será transmitida via satélite para as 50 cidades de 26 estados brasileiros. A ideia é mobilizar e apresentar os cursos para comunidades e grupos de pescadores e aquicultores. Os cursos têm como objetivo principal elevar o nível de escolaridade e qualificar pescadores e aquicultores. A iniciativa do IFPR/EAD, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, visa contribuir na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro, buscando a geração de emprego e renda, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades que têm na Pesca e na Aquicultura sua principal fonte de renda.

De acordo com o Diretor Geral de Educação a DistÂncia do IFPR, professor José Carlos Ciccarino, a experiência, além de inédita, é um grande desafio. ``Nós estamos criando uma metodologia própria porque temos um público e uma situação muito específicas´´, diz. ``Os cursos são um projeto-piloto em que temos flexibilidade e condições de reformatá-lo a qualquer momento, se no decorrer no processo observarmos a necessidade de ajustes´´, explica. Ciccarino destaca que a equipe de professores foi treinada e capacitada para trabalhar com o público alvo e com a tecnologia envolvida. Para os próximos anos a equipe já discute a continuidade dos cursos com a criação de um curso Tecnólogo em Pesca e Aquicultura. Para o coordenador do Curso de Pesca, professor Otávio Bezerra Sampaio, o curso representará uma transformação, tanto da realidade local das comunidades pesqueiras, como no desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. ``O acesso desses pescadores ao ensino e à qualificação significa um avanço para o país´´. O professor destaca a importÂncia do curso na medida em que os pescadores conhecerão novas formas e adotarão novas práticas de trabalho. ``Hoje muitos pescadores sabem capturar o peixe, mas desconhecem as técnicas de beneficiamento que poderiam agregar valor ao seu trabalho´´, exemplifica.

Fonte:Bem Paraná

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Nesta segunda-feira, um cavado (área de baixa pressão alongado) no RS mantém o tempo instável na área de pesca, com muitas nuvens.

Previsão para hoje (13/09/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 65 km/h. Ondas de NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. A formação de uma frente fria no decorrer do dia no RS, mantem o dia com nebulosidade variável.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a NW, passando a SW a partir da tarde, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Uma frente fria se desloca rapidamente pelo litoral sul do país, associada a um ciclone extratropical na altura do litoral do RS, provocando chuva na madrugada e manhã. No decorrer do dia, o tempo melhora.

Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. O avanço de um sistema de alta pressão, deixa o tempo firme, com apenas algumas nuvens.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, nebulosidade variável, com chance de chuva isolada na área de pesca. Vento de SE/NE, com rajadas de 40 a 50km/h. A agitação maritima diminui.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Nesta segunda-feira, um cavado (área de baixa pressão alongado) mantém o tempo instável na área de pesca, com muitas nuvens e pancadas de chuva. No decorrer do dia, o cavado irá se intensificar e dará origem a uma frente fria, associado a um ciclone extratropical, que favorecerá a chuva até a manhã de terça-feira e ventania.

Previsão para hoje (13/09/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE, com variação de E próximo de Chuí, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de NE e SE próximo de Chuí, de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. A formação de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical), mantém o tempo instável com chuva e trovoadas.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a N, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, podendo chegar a 100km/h no setor sul da área de pesca. Ondas de NE passando para NW/SW, de 2.0 a 3m e picos de 4m. Tempo instável com chuva especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com a chegada de um sistema de alta pressão.

Quarta-feira, ventos de SW, com variação para S próximo de Laguna, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SW a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 a 4m. O avanço de um sistema de alta pressão deixa o tempo estável na área de pesca, com presença de sol e algumas nuvens.

Tendência: Na quinta-feira e na sexta-feira, tempo permanece instável devido a um cavado (área de baixa pressão alongado) no RS, favorecendo o aumento de nuvens na quinta-feira e uma nebulosidade variavel, com possibilidade de chuva isolada na sexta-feira na área de pesca. Vento de NE próximo de Laguna e SE próximo de Chuí, com rajadas de 40 a 50km/h. A agitação maritima diminui.

Fonte: Epagri/Ciram