IMPORTANTE: Programa de Certificação da Pesca Responsável

Prezados(as) Associados(as),

O SEBRAE/SC e o SINDIPI estão promovendo uma ação resultante do Diagnóstico da Pesca, realizado no ano passado. Esta ação consiste no desenvolvimento de um Programa de Certificação da Pesca Responsável, apresentando ainda como instrumentos de apoio o Caderno de Normas e o Sistema de Informações de Gestão. Para apresentar o Programa e esclarecer dúvidas estaremos promovendo um Palestra no próximo dia 12/07 às 16:00 horas no auditório do SINDIPI. Abaixo encontra-se o Briefing do Programa de Certificação.

Trata-se de uma excelente oportunidade de aprimorar sua atividade e com isso conquistar maior competitividade. Após a palestra será servido um delicioso coffee break aos participantes. Solicitamos a confirmação da sua presença. Dúvidas com relação ao evento favor entrar em contato com a Coordenadoria Técnica do SINDIPI, com Roberto ou Paula, fone 47 3247-6724.

Briefing

O programa de certificação é um Programa de Qualidade pelo qual a Certificadora (Secretaria Executiva) dá a garantia escrita de que um armador de pesca atende ao conjunto de critérios estabelecidos, a partir de uma verificação realizada por auditores.

O desenvolvimento do projeto possui várias etapas, sendo iniciada com uma visita em campo para o entendimento dos processos e seus desdobramentos e a elaboração do mapeamento dos processos, seguido do desenvolvimento de critérios e pontos de controle, esta etapa será auxiliada por um comitê técnico, cuja composição será de pessoas que possuam conhecimento técnico, entendam e trabalham com pesca (instituições e armadores).

O caderno de normas consiste em um manual de boas práticas, descrevendo as melhores práticas de pesca, registros e históricos das atividades realizadas. Em decorrência, será elaborado o regulamento do programa de certificação. A sensibilização e capacitação dos armadores e dos auditores serão realizadas e por fim, o acompanhamento das auditorias de certificação (treinamento dos auditores) nos armadores interessados em adquirir o certificado.

Este programa possui vários benefícios entre eles estão:

*      Estímulo à melhoria contínua da qualidade

*     Maior controle sobre a produção – possibilitando a redução de custos

*      Diferenciação do produto

* Maior facilidade de comercialização do produto/novos mercados/exportações

Para confirmar a sua participação neste programa e para maiores esclarecimentos, será realizada uma palestra sobre o tema no dia 12/07 às 16h no auditório do Sindipi. Garanta já sua presença!