Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Itaguaí se prepara para ter Mercado do Peixe

Itaguaí se prepara para ter Mercado do Peixe

Pescadores artesanais se beneficiarão de 68 equipamentos entregues pelo Ministério da Pesca

 

 

 

A Prefeitura de Itaguaí, em parceria com o Ministério da Pesca, está construindo um novo terminal pesqueiro no bairro da Ponte Preta. O "Mercado do Peixe" ficará nas margens do Rio da Ponte Preta e deverá beneficiar mais de 150 pescadores da cidade. Ontem, o ministério entregou equipamentos como freezer, fábricas de gelos e balanças eletrônicas, entre outros utensílios, que serão usados no terminal que deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano. O projeto representa o fim da figura do atravessador, que sempre prejudicou a vida dos pescadores artesanais de Itaguaí, que não tinham como vender sua produção diretamente. Pescadores como Gelson Severino, há 26 anos nesse ramo, sentiam-se enganados por esses revendedores que cobram até o triplo do preço pelo pescado que compram dos pescadores por um valor muito baixo. - Nós vendemos o quilo da tainha por R$4,50, mas o atravessador revende por R$12. Se a gente pudesse negociar com o comprador final, ganharia mais e ainda beneficiaria os moradores - diz Gelson.

 

A iniciativa para a criação deste novo espaço surgiu da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí (Semaap), depois de reivindicações dos pescadores. O secretário, Jailson Coelho, foi enfático ao afirmar que o "Mercado do Peixe" será um grande avanço na qualidade da produção dos 150 pescadores.

- Nossa intenção não é acabar de vez com o atravessador, mas dar aos pescadores condições para que eles sejam mais independentes e tenham mais lucro - afirma. Por meio do Programa de Beneficiamento aos Pescadores Artesanais e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a pesca de Itaguaí recebeu um reforço de 68 equipamentos. Foram duas fábricas de gelo, três freezers, dois carrinhos de mão, mesas de inox, seladoras de alimentos, balança eletrônica, entre outros utensílios. Toda a remessa do Ministério da Pesca será instalada no "Mercado de Peixe", que deve ser inaugurado em meados deste ano. Os equipamentos ficarão disponíveis para que os pescadores possam usufruir.

Fonte:Monitor Mercantil

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quarta e quinta-feira, variação de nuvens e chuva fraca no início e final do dia na área de pesca. Ciclone Extratropical no oceano.

 

Previsão para hoje (12/01/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas maius afastadas da costa. Variação de nuvens, aberturas de sol e chuva fraca no início e fim do dia.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no início e fim do dia.

 

Sexta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no início e fim do dia.

 

Tendência: No sábado e no domingo, vento de SE/E de 30 a 50 km/, sol com aumento de nuvens. Mar pouco agitado com picos de onda de 2,0m, em áreas mais afastadas da costa.

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quarta e quinta-feira, um sistema de alta pressão (massa de ar seco) deixa o tempo mais firme na área da pesca. Ciclone Exdtratropical em alto mar.

 

Previsão para hoje (12/01/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Sol com muita nuvens e chuva fraca na área da pesca.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol entre muitas nuvens e chuva fraca no início e final do dia na área da pesca.

 

Sexta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0. Sol entre nuvens e chuva fraca no período noturno na área da pesca.

 

Tendência: No sábado o sistema de alta pressão desloca-se pelo litoral do Sul do Brasil, mantendo presença de sol na área de pesca. No domingo, uma nova frente fria avança pelo litoral do Uruguai. Vento de NE passando a SW de 40 a 60km/h. Mar pouco agitado com picos de onda mais altos de 2.0m.

Fonte: Epagri/Ciram