Itamarati pode se tornar pólo da piscicultura

O secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes, obteve do ministro da Pesca, Altemir Gregolin, a garantia de que o governo federal vai investir no desenvolvimento da piscicultura nas áreas rurais de Ponta Porã, especialmente nos seis assentamentos que possuem mais de 3 mil famílias instaladas.Na semana passada, Marcelino esteve em Dourados, acompanhando a visita do ministro que lançou um plano de incentivo à piscicultura em toda a região. "Temos um projeto de expansão da piscicultura em Ponta Porã. Os maiores beneficiados por esta atividade são os pequenos produtores que precisam de novas fontes de renda. Já iniciamos este projeto, com bons resultados, mas é preciso avançar mais", declarou Nunes.
Segundo ele, a conversa com Gregolin foi proveitosa. "Aproveitei para, em nome do prefeito Flávio Kayatt, convidar o ministro para que venha conhecer a realidade de Ponta Porã, especialmente nos assentamentos rurais.Tenho certeza de que o Assentamento Itamarati pode se transformar num pólo de piscicultura em toda a região de fronteira. Este é o nosso objetivo", afirmou o secretário.

Fonte:Conjuntura On Line

Para ministro, Lei da Pesca de MS garante sobrevivência

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, defende que a legislação para o setor aprovada em Mato Grosso do Sul garante recursos para a sobrevivência dos pescadores. ``Estamos apoiando a lei, tem alguns artigos sendo discutidos, mas ela dá uma flexibilizada no uso dos petrechos que vai garantir que o pescador tenha renda básica para sobreviver´´, afirmou em entrevista. Gregolin, que lançou as obras do Frigorífico do Peixe, em Dourados, já era defensor da Lei da Pesca quando o projeto ainda tramitava na Assembleia Legislativa. ``Quando se restringe demais, coloca o pescador na clandestinidade´´, enfatiza. A nova lei traz as definições de modalidades de pesca, regras para embarcações e multas previstas em caso de infração. Também estão delimitados quais os petrechos podem ser usados.

Fonte:Fátima News

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta quarta e na quinta-feira, um sistema de alta pressão (massa de ar frio) deixa o tempo firme com sol e temperaturas baixas na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (23/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h, mais fortes entre o fim da tarde e à noite. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensos a partir da tarde ao sul de Itajaí em em áreas afastadas da costa. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens. Temperatura baixa na madrugada e em elevação no decorrer do dia.

Sexta-feira, ventos de NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h, mais fortes pela manhã. Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva à noite, entre Florianópolis e Laguna, devido à aproximação de uma nova frente fria.

Tendência: Na madrugada de sábado, mais nuvens e pancadas isoladas de chuva entre Florianópolis e Laguna com varaiação de nuvens durante o dia em toda a área de pesca. A variação de nuvens persiste no domingo. Vento de N/NW com rajadas de 60km/h no sábado e de 50km/h no domingo. Mar pouco agitado, com ondas mais altas afastado da costa, de 2,5 metros na noite de domingo a leste de 46ºW.

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão (massa de ar frio) no litoral do Sul do Brasil deixa o tempo firme com sol e temperaturas baixas na área de pesca, nesta quarta-feira. Na quinta-feira uma nova frente fria avança pelo Uruguai e sul do RS intensificando o vento de nordeste e provocando agitação marítima local. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (23/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de N a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes apartir da noite. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Sol entre nuvens, com pequena elevação nas temperaturas, no decorrer do dia.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 80 km/h, mais fracos ao sul de Tramandaí no final da tarde. Ondas de NE a E de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos associados ao vento forte. Na quinta-feira, uma nova frente fria chega ao sul do RS, provocando aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas especialmente ao sul de Mostardas.

Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Na sexta-feira, tempo instável com pancadas isoladas de chuva e trovoadas devido ao deslocamento de uma frente fria pela área de pesca.

Tendência: No sábado, varaiação de nuvens e aberturas de sol com trovoadas a partir de domingo devido a uma nova frente fria que passa pela área de pesca. Vento de E/N com rajadas de 40 a 60km/h no sábado e de NW/S perdendo força de 60 para 40km/h. Mar agitado a partir da tarde de sábado e no domingo, com altura de ondas de 2,5 a 3,0m ao sul de Mostardas e afastado da costa.

Fonte: Epagri/Ciram.