Ministério da Pesca lança editais de pesquisa para subsidiar estruturação do setor no país

O Ministério da Pesca e Aquicultura, em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, suas agências de fomento (Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), e os Fundos Setoriais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, lançam três editais de pesquisa para subsidiar a estruturação da Pesca e Aquicultura no país. Os três editais totalizarão um investimento no valor de R$ 25 milhões, a serem utilizados em projetos de pesquisa que visem: ao ordenamento sustentável da aquicultura em águas sob domínio da União; à formação de recursos humanos nas áreas da pesca e aquicultura; e ao apoio à implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física, bem como a aquisição de equipamentos em Instituições Científica e Tecnológica com atuação direta em pesca e aqüicultura.  O primeiro edital, com data limite de envio da proposta em 19 de agosto, irá selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica que, por meio da elaboração de Estudos Ambientais ou Planos de Gestão e Monitoramento, busquem contribuir para o ordenamento da aquicultura em águas sob o domínio da União, visando à expansão sustentável da produção nacional de pescado, com mínimo impacto da atividade na qualidade da água.

Já o segundo edital tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica em linhas de pesquisa prioritárias, visando ampliar a formação e a qualificação de recursos humanos, subsidiando o desenvolvimento dos setores pesqueiro e aquícola, por meio da concessão de bolsas de estudo no país. A data final para envio da proposta é 13 de setembro. Por sua vez, o terceiro edital visa selecionar propostas para apoio financeiro à implementação, modernização e/ou recuperação de infraestrutura física, e/ou à aquisição de equipamentos em Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica – ICTs, com atuação direta nas áreas de pesca e aquicultura, visando à realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas referidas áreas. A data limite para envio da proposta deste edital é 8 de setembro. As inscrições para os três editais já estão abertas e mais informações podem ser encontradas nos sítio eletrônico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Fonte: Ministério da pesca e aquicultura

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES. O sistema de alta pressão (massa de ar seco) desloca para o oceano, mas o tempo segue firme com sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para hoje (29/07/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com nevoeiros e sol entre nuvens na área de pesca. Temperatura em elevação.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte ao sul de Florianópolis. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevadas ao sul de Florianópolis. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca. Temperatura elevada.

Sábado, ventos de NE a NW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 70 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Uma nova frente fria provoca aumento de nebulosidade com condição de chuva no decorrer do dia ao sul de Mostardas. Risco de temporal isolado.

Tendência: No domingo, o tempo segue instável com condição de chuva na área de pesca. Temperatura em acentuado declínio com a chegada de um novo sistema de alta pressão (massa de ar frio) intenso. Ventos de NE/NW a SW/S, com rajadas de 60 a 70km/h. Forte agitação marítima, com picos de onda de 3m no domingo, especialmente ao sul de Florianópolis.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Tempo firme na áreas de pesca.

Previsão para hoje (29/07/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol entre algumas nuvens no decorrer do dia.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais fortes no final do dia. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Uma nova frente fria provoca aumento de nebulosidade com condição de chuva no decorrer do dia ao sul de Mostardas. Risco de temporal isolado.

Sábado, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. O tempo melhora gradativamente no decorrer do dia.

Tendência: No domingo, o tempo segue instável com condição de chuva na área de pesca. Temperatura em acentuado declínio com a chegada de um novo sistema de alta pressão (massa de ar frio) intenso. Ventos de NW a SW/S, com rajadas de 60 a 80km/h. Forte agitação marítima, com picos de onda de 3 a 4m no domingo.

Fonte: Epagri/Ciram.