Ministra pede apoio para eleição de Graziano à presidência da FAO

Países da América Latina e da comunidade de Língua Portuguesa já confirmaram apoio ao Brasil

A ministra da pesca e aquicultura, Ideli Salvatti, desembarcou em Roma para participar da reunião do Comitê de Pesca da FAO que ocorre até sexta, dia 4 de fevereiro. Do encontro, saem acordos e normas de conduta para a pesca e aquicutura mundial que os mais de 190 países membros devem adotar. Mas, paralelo ao cronograma do evento, a principal missão da ministra é mobilizar maior número de países em prol de José Graziano da Silva, o brasileiro que disputa o cargo mais alto da entidade, ou seja, a direção geral da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Autoridades da Somália, Madagascar, Congo, Gana e Zâmbia (países africanos), Tonga (na Polinésia), Sri Lanca e Bangladesh (Ásia) já foram contatados pela ministra nos dois dias do encontro. Além disso, o Brasil já conta com o apoio dos países da América Latina e dos que integram a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). – Temos condições favoráveis, pois estamos desenvolvendo o grande potencial do país na produção de pescado e já possuímos a presidência da Rede de Aquicultura das Américas e da ICCAT – maior comissão mundial que regula a pesca do atum no oceano atlântico – lembrou.

Atualmente licenciado do cargo de Representante Regional da FAO para a América Latina e Caribe, o economista José Graziano da Silva é visto como um dos favoritos na disputa ao cargo. Possui pós-doutorados em Estudos Latinoamericanos pela University College de Londres e em Estudos Ambientais pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Com larga experiência e vários títulos acadêmicos, foi Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo Lula, com a responsabilidade de implementar o programa Fome Zero.O anúncio da candidatura de Graziano, feito pelo ex-presidente Lula em Cúpula da Unasul, em outubro de 2010, em Georgetown, conta com o endosso da presidenta Dilma Rouseff. A eleição acontecerá na 37ª Conferência da FAO, de 25 de junho a 2 de julho deste ano, na Itália. O vencedor deve obter maioria simples de votos entre os 192 Estados-Membros da FAO. O mandato é de quatro anos, de 2012 a 2015, renovável por igual período.Se Grazinao vencer a disputa, essa será a segunda vez que um brasileiro assume o posto. O primeiro foi o pernambucano Josué de Castro, de 1952 a 1957.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Devotos de Nossa Senhora dos Navegantes fazem festa religiosa no sul do país

Os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes foram às ruas nesta quarta, dia 2, em uma das maiores festas religiosas do sul do país. Em Porto Alegre, milhares de pessoas acompanharam a procissão oficial que ocorre por terra. Já os pescadores mantêm uma outra tradição centenária. A cada dia 2 de fevereiro, a imagem da santa é levada pelas ruas de uma ilha do Guaíba, na capital gaúcha. Ela deixa a capela de um antigo estaleiro para receber a benção de um padre em uma outra igreja. A comunidade é formada por pescadores, mas muitos aproveitaram o primeiro dia após a piracema para trabalhar. – Nos dias 30, 31, já começam a preparar os seus barcos, as suas redes, alimentação, tudo que precisa para saírem para sua atividade que é a pesca – diz a dona de casa Lídia Lima. Quem não foi atrás dos peixes acompanhou a procissão para pedir que eles nunca faltem. A tradição se mantém há 136 anos.

– Todo o envolvimento é a preocupação da poluição dos nossos rios, de onde os pescadores tiram o seu sustento. Então eu acho que é importante pedir para Nossa Senhora dos Navegantes proteger e também pedir a conscientização das pessoas, respeitar o nosso rio – diz o presidente da Cooperativa dos Pescadores, Valdir Coelho. Pagar promessa é herança de família. Manoela Maciel tem só cinco anos. Até os sete, vai se vestir de anjo, como já fez a mãe e a avó. – Sou filha de pescador. A gente sempre teve essa religião, essa fé em Nossa Senhora dos Navegantes – conta a dona de casa Nedi Maciel. Dezenas de barcos seguem a imagem. Eles demoram duas horas para chegar ao ponto mais próximo da igreja em homenagem à santa, onde termina a procissão terrestre. É o encontro de dois grupos unidos pela mesma fé na protetora das águas.

Fonte: Canal Rural

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Nesta quarta quinta-feira, a passagem de uma frente fria pelo litoral norte catarinense em deslocamento para alto mar.

Previsão para hoje (02/02/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de S a SE, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Mais intensas no norte de SC e PR. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Mais altos afastado da costa no norte de SC e PR. Muitas nuvens com chuva na áreas norte de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Mais intensas no início do dia. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Na quinta-feira, a frente fria em deslocamento para alto mar, deixa com muitas nuvens com chuva ocasional.

Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Na sexta-feira, uma alta pressão predomina no sul do Brasil favorecendo a presença de sol com muitas nuvens e chuva isolada, próxima a costa catarinense.

Tendência: Sábado, uma nova frente fria chega ao sul do RS, favorecendo presença de sol com algumas nuvens na área pesqueira de SC. Vento de NE com rajadas de 40 km/h. Onda de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m afastado da costa. Domingo, a frente fria chega ao litoral catarinense provocando aumento de nuvens e pancadas de chuva. Vento de N a S com rajadas de 50km/h. Ondas de NE passando SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quarta e quinta-feira, a passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense em deslocamento para alto mar e uma alta pressão no litoral do RS.

Previsão para hoje (02/02/2011) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol com algumas nuvens no litoral do RS. Mais nebulosidade no litoral sul catarinense.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 50 km/h. Mais intensas no sul do RS. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais altos no final do dia. Sistema de alta pressão desloca-se para alto mar e uma nova frente fria em deslocamento pelo norte da Argentina, deixando o tempo aberto com algumas nuvens.

Sexta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Mais intensas no litoral sul de SC e norte do RS. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais altos no final do dia. Sistema de alta pressão desloca-se para alto mar e uma nova frente fria em deslocamento pelo norte da Argentina, deixando o tempo estável com algumas nuvens.

Tendência: Sábado e domingo, uma nova frente fria em deslocamento pelo litoral do RS, provocando aumento de nuvens e pancadas de chuva. Vento de N passando a S com rajadas de 50 a 60km/h. Ondas de NE passando a S de 1.0 a 1.5 e picos de 20 a 2.5m

Fonte: Epagri/Ciram