Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Moradores de Itajaí e região poderão visitar navios da Marinha do Brasil

Moradores de Itajaí e região poderão visitar navios da Marinha do Brasil

 

 

Os moradores de Itajaí e região poderão visitar neste fim de semana as embarcações Navio Patrulha Benevente, Navio Patrulha Babitonga e Corveta Imperial Marinheiro. Eles estarão atracados no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e abertos à visitação pública nos dias 22 e 23 deste mês a partir das 14h até às 17h30.

 

O “BABITONGA” e o “BENEVENTE” são Navios Patrulha construídos na Grã-Bretanha e possuiem 47,6 metros de comprimento cada. O “BENEVENTE”  foi bastante importante nas missões de apoio às vítimas das enchentes de novembro de 2008.

A “IMPERIAL MARINHEIRO” é uma corveta construída na Holanda na metade do século passado. Também foi fundamental nas missões de apoio às vítimas das enchentes de novembro de 2008.

 

 

O Navio Patrulha Benevente (P 61) é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio do mesmo nome no Estado do Espirito Santo. Foi construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Great Yarmouth, Grã-Bretanha e incorporado a MB em 10 de julho de 1998, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra. O “Benevente” inaugurou o novo píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí em 2001 na época e participou de missões em apoio às vítimas das enchentes ocorridas no Vale do Itajaí em 2008.

 

O Navio Patrulha Babitonga (P 63) é o segundo com este nome na Marinha do Brasil. Ele foi construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Lowesoft, na Inglaterra e foi incorporado a MB no dia 18 de setembro de 1998, em Playmouth, no mesmo país.

 

A Corveta Imperial Marinheiro (V-15) recebeu este nome em homenagem aos marinheiros brasileiros que lutaram e morreram na Guerra do Paraguai. É o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentá-lo. A “Imperial” foi construída pelo estaleiro C.C. Sheepsbower & Gashonder Bedriff Jonker & Stans, em Rotterdam, na Holanda. Ele fez parte de um lote de dez unidades construídas na Holanda encomendadas pela Marinha do Brasil. A Corveta Imperial Marinheiro” foi idealizada pelo Almirante Renato de Almeira Guillobel, Ministro da Marinha naquela época. Em dezembro de 2008, a corveta chegou em Itajaí com 46 toneladas de doações das Defesas Civis do Rio de Janeiro e Santos para os atingidos pelas chuvas de novembro daquele ano.

 

As três embarcações já estiveram reunidas em Itajaí anteriormente. Em 2008, entre os dias 22 e 30 de janeiro, eles participaram da Operação ADESTREX-I, realizada na área compreendida entre Rio Grande e Itajaí, onde o Grupo-Tarefa realizou diversos adestramentos, Inspeção Naval e apoiou a Escola Naval com embarque de aspirantes.

Vale lembrar que a Delegacia fica na Avenida Prefeito Paulo Bauer, 1055, no centro de Itajaí, logo atrás do Mercado Municipal.

 

Para conhecer mais sobre as embarcações da Marinha do Brasil, acesse o site http://www.mar.mil.br. E visite também o site da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí http://www.delitajai.mar.mil.br

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí

Rodrigo Ramos da Silva  – rodrigo.w.ramos@hotmail.com

secom@dlitajai.mar.mil.br

 

FERNANDO ANSELMO SAMPAIO MATTOS

Capitão-de-Fragata

Delegado