Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Oficinas no SINDIPI debatem PREPs, Mapas de Bordo e iniciativa ECOPESCATUM

O SINDIPI recebeu nesta segunda-feira (02) uma comitiva da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante a manhã o Coordenador Geral de Monitoramento de Aquicultura e Pesca, Walter Hugo Diaz Pinaya apresentou o Projeto ECOPESCATUM. A iniciativa pretende realizar um diagnóstico da pesca de atuns, implantar um programa nacional de observadores de bordo – com o intuito exclusivo de levantamento de dados e não fiscalizatório – e implementar inclusive um monitoramento eletrônico nas embarcações a fim de subsidiar o futuro plano nacional de manejo da pesca das espécies.

Ainda em fase de elaboração, o projeto financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) foi apresentado aos armadores que estiveram presentes no encontro como uma iniciativa que pretende unir o governo, a academia e o setor produtivo na tomada de decisão estratégica para uma pesca extrativista sustentável.

Durante a tarde a Coordenadora de Monitoramento de Aquicultura e Pesca, Giselle Vieira dos Santos falou sobre o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS). Por mais de duas horas a representante da SAP foi sabatinada pelos armadores e despachantes presentes a respeito das inúmeras falhas relacionadas ao Programa, que penaliza os empresários. Por fim a reunião contou com oficinas sobre Mapa de Bordo e CAOL (Certificado de Acreditação de Origem Legal), este último ministrado pela Chefe de Divisão de Aquicultura e Pesca Carla da Silva Tolentino.

atum reuniao sap oficina