Peixe transgênico brilha no escuro

O Conselho de Agricultura de Taiwan apresentou nesta sexta-feira (15) uma espécie de peixe geneticamente modificada que brilha no escuro. O país diz que esse é o primeiro peixe de tamanho médio a se tornar fluorescente. O animal, da espécie Archocentrus nigrofasciatus, conhecida no Brasil com o nome de guatemala, recebeu genes específicos para ficar com essa coloração. De acordo com a mídia local, a produção de peixes ornamentais movimenta em torno de R$ 8,5 bilhões por ano no mundo. Taiwan exporta esses animais para mais de 20 países, incluindo Estados Unidos e Japão.

Fonte:R7

Pesquisadora que já trabalhou no Polo de Capão Bonito apresenta projeto a ministro

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregrolin, e membros do Ministério estiveram em Monte Aprazível, no dia 21 de maio, inaugurando o Centro de Educação em Aquicultura ``Chopin Tavares de Lima´´ e Laboratório de Processamento de Pescado. Participaram deste evento pesquisadores científicos e diretores do Polo Noroeste e Leste Paulista, Polo Médio Paranapanema e Instituto de Pesca. Nesta oportunidade a pesquisadora científica dra. Daniela Castellani, que já trabalhou no Polo de Desenvolvimento do Agronegócio de Capão Bonito, e equipe apresentaram ao ministro a proposta de projeto: ``Produção de juvenis de tilápias em sistema de aquicultura familiar visando tecnologia e sustentabilidade´´, em parceria com a prefeitura municipal de Votuporanga, a qual, já encontra-se cadastrada e aguardando parecer deste Ministério. Esta proposta tem a finalidade de demonstrar e difundir tecnologia para a produção de juvenis de tilápias em tanques escavados aos aquicultores familiares de Votuporanga e região.

Fonte:O Expresso

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na sexta-feira e sábado o sistema de alta pressão permanece no oceano mantendo variação de nuvens na área de pesca, com chuva fraca durante a noite de sexta-feira ao sul de Florianópolis.

Previsão para hoje (25/06/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de N a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol entre nuvens e chuva fraca e isolada no fim do dia, ao sul de Florianópolis, devido à frente fria no litoral do RS.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de S a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e chuva isolada na madrugada ao suld e Florianópolis devido à frente fria no RS.

Domingo, ventos de N a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. No domingo tempo firme com presença de sol entre nuvens.

Tendência: Na segunda-feira, uma frente fria passa pelo litoral de SC e PR com variação de nuvens na área de pesca. Na terça-feira um sistema de alta pressão com pouca intensidade deixa o tempo firme, com nevoeiros na madrugada e amanhecer e sol na área de pesca. Vento de NW/N, com variações de S/SE entre a noite de segunda e manhã de terça-feira, e rajadas de 40km/h na segunda-feira e mais fracos na terça-feira. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO. Neste sexta-feira e no sábado uma frente fria no RS, mantém nebulosidade e chuva fraca por alguns momentos entre Rio Grande e Tramandaí estendendo-se para a área oceÂnica, intensificando o vento de nordeste e provocando agitação marítima local.

Previsão para hoje (25/06/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com chuva por alguns momentos especialmente entre Mostardas e Tramandaí, devido a uma frente fria na área de pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. A frente fria permanece no RS, mantendo o tempo instável com variação de nuvens e chuva na área de pesca, especialmente no início da manhã e no fim do dia ao sul de Mostardas devido à formação de uma nova frente fria.

Domingo, ventos de NE a W, força 2 e rajadas de 30 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. No domingo a frente fria mantém o tempo instável com chuva na área de pesca.

Tendência: Na segunda-feira, a instabilidade e a condição de chuva permanece da área de pesca, principalmente pela manhã. Na terça-feira, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol, com temperaturas amenas. Vento de SW/W com rajadas de 50km/h na segunda-feira, perdendo força na terça-feira. A agitação diminui no decorrer da tarde de segunda-feira.

Fonte : Epagri/Ciram.