Presidente do SINDIPI leva demandas do Setor ao Ministro da Pesca

O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, esteve reunido na tarde desta terça-feira (03) com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Brasília. O encontro foi realizado logo após a cerimônia de posse e contou com a presença de representantes do FNAP (Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca), ao qual o SINDIPI faz parte.

Na reunião foram apresentadas as demandas do Setor como consolidação da abertura do Mercado Comum Europeu, isonomia dos tributos entre as proteínas de origem animal, criação de linhas de crédito aos armadores da pesca, execução do Programa Nacional de Subvenção do Óleo Diesel, modernização do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações por Satélite (PREPS), além de garantias de segurança jurídica para o Setor, entre outros.

“Levamos as demandas e o ministro nos pareceu extremamente motivado a realizar um bom trabalho. Coloquei o corpo técnico do nosso sindicato à disposição para que possamos colaborar dentro do que for possível para que a pesca brasileira avance”, afirma o presidente do SINDIPI.

Na ocasião, Agnaldo também formalizou o convite para que André de Paula e a equipe técnica do Ministério venham à região conhecer as embarcações, as indústrias e a estrutura do maior pólo pesqueiro industrial do Brasil. “Também discutimos sobre a gestão compartilhada, que veio de uma demanda do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Pesca através de uma medida provisória que pode e deverá ser discutida no Congresso para que não se torne lei. O SINDIPI não medirá esforços para contribuir dentro do que for possível e também cobrar medidas para que a pesca seja priorizada no Brasil”, explicou.

Com mais de 300 associados, 467 embarcações e 48 indústrias, o SINDIPI é hoje o maior sindicato patronal do país.

ministerio-da-pesca-e-aquicultura reuniao fnpa