Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Presidente do SINDIPI se reúne com relator do projeto que proíbe a pesca de arrasto

O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, está novamente em Brasília onde participa da audiência pública que vai discutir os impactos ambientais, produtivos e socioeconômicos do Projeto de Lei 347/22, o projeto que proíbe a pesca de arrasto no Brasil. O início da audiência está previsto para às 10h desta quinta-feira (24). 

Ontem, Agnaldo se reuniu com o relator do PL, o deputado Raimundo Costa (Pode-BA), onde apresentou a importância econômica e social da modalidade de arrasto. Também participaram da reunião o armador de pesca Joab Hamilton, representando do Sitrapesca, Luiz Américo Pereira, além do oceanógrafo do SINDIPI, Luiz Carlos Matsuda. 

O PL 3247 afeta diretamente milhares de postos de trabalho na pesca de camarão e outros recursos pesqueiros, atingindo todo o Setor produtivo, prevendo a proibição da pesca de arrasto – puxada por embarcações motorizadas – em águas continentais (rios e lagos), no mar territorial (22 km do litoral) e na zona econômica exclusiva do País (até 370 km da costa). O texto já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Durante toda a quarta-feira (23) a comitiva do SINDIPI visitou deputados e senadores para tratar sobre este e outros projetos de lei relacionados à pesca que tramitam no Congresso. Em matéria divulgada pela Agência Câmara de Notícias, o relator da proposta, deputado Raimundo Costa, ressaltou a importância da audiência desta manhã. "O debate é de suma importância para formação de juízo acerca do mérito e dos impactos ambientais, produtivos e socioeconômicos que a possível aprovação dessa lei pode produzir. A citada proposta de lei altera drasticamente o modo como a grande indústria de pescado produz como também o modo de vida de milhões de pescadores e pescadoras artesanais", frisou.

arrasto-de-camarao-rosa arrasto-de-camarao-sete-barbas arrasto-de-parelha arrasto-de-peixe arrasto-simples