Reunião sobre curso de formação aquaviária é realizada em Itajaí

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (19), na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, uma reunião para tratar sobre os cursos de formação aquaviário. O encontro contou com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís, do Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, capitão de fragata Eduardo Rodrigues de Lima, do presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, do presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, do Superintendente Federal da Pesca em Santa Catarina, Delcy Batista, do coordenador do Centro Nacional de Pesquisa do Mar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), professor Benjamim Teixeira, além de armadores associados, como o secretário do SINDIPI, Jorge Neves e o coordenador da Câmara Setorial do Emalhe, Ismael dos Santos.

Na ocasião, o comandante Sílvio Luís destacou a importância dos cursos, que atualmente são oferecidos pela Marinha do Brasil e pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, campus de Itajaí. “Pescador tem que estar bem qualificado. Seja para lazer ou trabalho, no mar é preciso ter respeito e saber o que se faz”, frisou. O comandante Sílvio Luís destacou ainda que a Marinha está aberta ao diálogo para adequar os treinamentos e o período de oferta dos cursos em consonância com as necessidades do Setor pesqueiro.

O encarregado de assuntos marítimos do comando do 5º Distrito Naval, Comandante Shinzato, explicou que a Diretoria de Portos e Costa (DPC) está buscando uma certificação internacional para que a formação aquaviária no Brasil seja reconhecida em outras partes do mundo e, por isso, os critérios exigidos não podem ser flexibilizados. Ainda assim, as datas serão estabelecidas de acordo com os defesos e parada de frota para agregar o maior número possível de profissionais em sala de aula. Além disso, o PEP Certifique deve priorizar as provas práticas, para auxiliar os pescadores com dificuldade na escrita.

Em sua fala, o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, agradeceu o esforço da Marinha e do IFSC e reiterou a sugestão ao representante do governo federal para que sejam implementadas medidas que fomentem a qualificação profissional dos pescadores.

O professor do IFSC, Benjamin Teixeira, lembrou que o intuito principal da formação é garantir a segurança no mar. “Infelizmente me deparo com profissionais excelentes em pescar, mas que têm dificuldade de colocar um colete salva-vidas”, afirmou.

Inscrições abertas para curso de PEP

Estão abertas até o dia 04 de julho as inscrições para o curso de pescador profissional especializado (PEP). São 30 vagas e é necessário ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos. Haverá um teste físico na praia da Armação, em Penha e as aulas presenciais serão ministradas em Itajaí de agosto a novembro

As inscrições podem ser feitas AQUI.

curso ifsc marinha-do-brasil pep