SC luta contra o tempo para abrigar estaleiro da OSX

Governo e lideranças catarinenses pretendem alcançar um entendimento com Instituto Chico Mendes para a Preservação da Biodiversidade (ICMBio), que por duas vezes negou a instalação do estaleiro de US$ 1,5 bilhão da OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Amanhã, o governador Leonel Pavan (PSDB), acompanhado de parlamentares e com o apoio do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, terá uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em Brasília. A questão foi discutida em audiência na Assembleia Legislativa do Estado ontem. Convocada pelo deputado Edison Andrino (PMDB/SC), a reunião tornou-se um palco de defesa do empreendimento e de ataques ao ICMBio, que não mandou representante. A anuência do ICMBio é um condição para o licenciamento ambiental do empreendimento - que está sendo conduzido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma). O instituto alega que o empreendimento trará prejuízos irrecuperáveis ao ambiente. "Cada região busca valorizar os seus espaços. Tenho 90% de garantias que o estaleiro fica aqui em Santa Catarina. O Rio está lutando por outros 10%", disse Pavan.

Na quarta-feira passada, a OSX tornou público que iniciou o processo de licenciamento ambiental para a construção do estaleiro no Rio de Janeiro. De acordo com Paulo Monteiro, diretor de sustentabilidade da EBX, a empresa já começou os estudos ambientais para a área na Baixada Campista, no Rio. De acordo com ele, a concepção do projeto para a instalação do estaleiro na área carioca é completamente diferente do planejado para o espaço catarinense. Em Biguaçu, o estaleiro seria offshore - com o uso do espaço marítimo. No Porto do Açu, a instalação seria toda em terra. Monteiro disse que há uma questão indígena a ser discutida na área carioca, que leva vantagem porque um processo de macrodrenagem foi iniciado pelo governo, em março. Contudo, a empresa não definiu o destino do investimento. "Não estamos fazendo leilão de área", disse. Na disputa entre os Estados, o tempo deve ser um juiz determinante. "Nós temos prazo para cumprir. Precisamos da licença de instalação até o final do primeiro trimestre de 2011."

Fonte: Valor Econômico

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça e quarta-feira um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil mantém o tempo firme com nevoeiros e presença de sol com poucas nuvens na área de pesca.

Previsão para hoje (06/07/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 0.5 m e picos de 1.5 m. Sol com poucas nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de N a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros e sol com poucas nuvens na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde ao sul de Florianópolis.

Tendência: Na sexta-feira e manha de sábado, mais nuvens e chuva isolada por influência de uma frente fria no oceano. Vento de NE/SE com rajadas de 40 a 50km/h. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, RAJADAS MAIS FORTES DE VENTO À NOITE AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta terça-feira, uma frente fria no litoral do Uruguai, mantém o tempo instável com condição de chuva entre o sul do RS e Chuí. No restante da área de pesca, sol entre nuvens.

Previsão para hoje (06/07/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensa à noite. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo instável com nuvens e chuva entre Chuí e sul do RS. No restante da área de pesca, presença de sol entre nuvens.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a SW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. A frente fria passa pelo litoral do RS deixando o tempo instável com nuvens e chuva isolada por alguns momentos.

Quinta-feira, ventos de NW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Condições de chuva isolada ao norte de Mostardas, melhorando no decorrer do dia no restante da área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira, variação de nuvens e chuva isolada devido a influência de mais uma frente fria, com declínio de temperatura. No sábado, um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol na área de pesca. Vento de NE/SE com rajadas de 40 a 50km/h. Mar pouco agitado, com ondas de 1,5 a 2,0m.

Fonte: Epagri/Ciram.