SFA/MS registra aumento de 39% no comércio de pescados

De janeiro a julho deste ano o Serviço de Fiscalização de Produtos de Origem Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, registrou um aumento de 45% no recebimento de pescados de pisciculturas, na plataforma de abate do SIF 2985 de Itaporã/MS, o único com Inspeção Federal no Estado. Nesse período foi registrado o recebimento para abate de 1.063 toneladas de peixes, contra 730,5 toneladas em 2009. As vendas de pescado sul-mato-grossense para o mercado interno também reagiu positivamente, registrando aumento de 39% no mesmo período, conforme dados do Sistema de Gerenciamento do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIGSIF/MAPA). Até o mês de julho, Mato Grosso do Sul já havia comercializado 447.8 toneladas de filés, costelinhas e postas de Pintado, Pacu e Tilápia para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande de Sul e Brasília. No mesmo período do ano passado o mercado interno absorveu 322.4 toneladas.

Exportação

As exportações de pescado processado por via aérea para a Alemanha, Suíça e Estados Unidos, embarcados semanalmente por meio da UVAGRO/SFA/MS do Aeroporto Internacional de Campo Grande, tiveram queda de aproximadamente 30% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o FFA João Hilário Pires, Chefe da Unidade de VigilÂncia Agropecuária Internacional da SFA/MS no Aeroporto, apesar da queda registrada nas exportações, novos mercados como Portugal e Chile passaram a adquirir o produto. Segundo o FFA Aparício Dorneles, responsável pelo SIF 2895, a diminuição das exportações ocorreram em função do cÂmbio monetário, tendo havido significativa redução dos volumes enviados em especial para os EUA e Chile. Essa drástica redução aconteceu em maior escala sobre a espécie Tilápia, devido à cotação do dólar e fundamentalmente pela competição com o peixe Pangasius oriundo do Vietnan. No total, incluindo as remessas enviadas por via marítima foram exportados este ano 85.37 toneladas, contra 110.17 toneladas em 2009. O volume de Pintado para exportação teve um aumento significativo em relação ao exportado no ano passado. A unidade de processamento de Itaporã também faz alevinagem e engorda das espécies que comercializa. A produção de alevinos para a safra 2010/2011 recebeu incremento de 253 % em relação ao ano passado, passando de 790 mil para mais de 2 milhões de alevinos de Pintado. A previsão do estabelecimento é um aumento na produção em mais de 100% do volume comercializado.

Fonte:Correio do Estado

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na terça e quarta-feira, tempo firme, com nevoeiro marítimo.

Previsão para hoje (24/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de N a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m, mais altos afastado da costa. Tempo estável com nevoeiros e presença de sol na área de pesca. Temperatura elevada.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 m e picos de 1,0 m. Nevoeiros, com sol entre nuvens e temperatura elevada. À noite há chance de chuva isolada nas proximidades de Laguna.

Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1,5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e temperatura elevada. mais nuvens e chuva isolada nas proximidades de Laguna.

Tendência: Na sexta-feira e sábado, mais nuvens ao sul de Florianópolis, com chance de chuva isolada na sexta-feira ao sul de Florianópolis. No restante da área de pesca, o sol aparece entre nuvens. Vento de NE com rajadas de 30 a 40km/h. O mar permanece calmo, com agitação local por alguns momntos causada pela intensificação do vento.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Variação de nuvens e nevoeiro na quarta-feira, com mais nuvens e chuva isoloada na quinta-feira na área de pesca, devido ao deslocamento de uma frente fria.

Previsão para hoje (24/08/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a S, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m, mais altos afastado da costa. Muitas nuvens associadas a uma frente fria no litoral do RS, com nebulosidade baixa e nevoeiros na áreas de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a E, força 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m, mais altos afastado da costa. Nebulosidade variável e chuva isolada a partir da tarde.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0,5 m e picos de 1,0 m. Nebulosidade variável e chuva isolada.

Tendência: Na sexta-feira uma frente fria de fraca intensidade, deixa o tempo instável na área de pesca com mais nuvens e chuva isolada. No sábado, presença de sol na área de pesca. Vento de E no quarta-feira e de NE na sexta-feira e sábado, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar, permanece calmo com agitação local causada pela intensificação do vento.

Fonte:Epagri/Ciram