Notícias
SINDIPI participa da 8ª Reunião Ordinária do CPG Atuns e Afins
Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025, foi realizada em São José, Santa Catarina, a 8ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Atuns e Afins (CPG Atuns e Afins). O encontro reuniu representantes do governo, do setor produtivo e da comunidade científica para debater temas estratégicos relacionados à gestão das pescarias de atuns e espécies afins. O SINDIPI foi representado pela engenheira de pesca da Coordenadoria Técnica, Thaíza Barreto e pelo coordenador da Câmara Setorial de Espinhel de Superfície e Vara, Linha e Isca Viva, José Kowalsky.
Durante a reunião, foram apresentados informes da 29ª Reunião da Comissão da ICCAT, realizada em Sevilha, na Espanha, além de devolutivas sobre o monitoramento das cotas de albacora-bandolim e de tubarão-azul, bem como o planejamento dos trabalhos para 2026.
Ao final dos trabalhos, o Comitê aprovou 11 recomendações, com destaque para o fortalecimento da coleta de dados biológicos, a avaliação de novas medidas de ordenamento e monitoramento e a manutenção da alocação da cota de albacora-bandolim para 2026 nos mesmos moldes de 2025, com buffer de 5%.
Ao longo de 2026 também será avaliada a separação das modalidades de permissionamento do espinhel por região, bem como a possibilidade de alocação regional da cota de albacora-bandolim. Nesse contexto, os membros do CPG Atuns e Afins deverão encaminhar à Coordenação do CPG novas propostas de alocação de cotas entre os países signatários da ICCAT, considerando os impactos sobre o estoque de albacora-laje, com vistas ao ano de 2027.
O SINDIPI acompanhará e contribuirá ativamente para o desenvolvimento dessas discussões.