Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Traineiras tentam salvar baleia que encalhou em Búzios

Traineiras tentam salvar baleia que encalhou em Búzios

 

 

 

Cerca de 300 pessoas estão na Praia de Geribá, em Búzios, acompanhando o resgate da baleia jubarte que encalhou no local no início da tarde. Duas traineiras de grande porte estão tentando puxar a baleia para alto mar, mas ainda não tiveram sucesso. “No Brasil não temos equipamento adequado para puxar uma baleia deste porte. Além disso, ao que tudo indica ela já chegou debilitada na praia. Está se fazendo o possível para salvar a baleia, mas é uma operação muito difícil” disse o prefeito Mirinho Braga, que comanda a equipe da prefeitura que tenta salvar a baleia.

Fonte:Extra Online

 

 

 

Japão protesta contra pesca chinesa em ilhas disputadas

 

 

 

O Japão protestou formalmente nesta segunda-feira perante as autoridades de Pequim por permitir que barcos pesqueiros chineses trabalhem em águas próximas às ilhas Senkaku (Diaoyu na China), disputadas pelos dois países, informou o porta-voz do governo japonês. O protesto foi apresentado por canais diplomáticos depois que a Guarda Litorânea japonesa avistou, nesse domingo, dois navios chineses trabalhando perto do pequeno arquipélago, explicou o porta-voz Yoshito Sengoku. Situado no Mar da China Oriental, o arquipélago, que está desabitado, é reclamado por Japão, China e Taiwan (que o conhece como ilhas Tiaoyutai), já que conta com ricos recursos marítimos e jazidas de gás e petróleo.

 

O conflito territorial em torno das ilhas foi um constante foco de tensão nas relações entre Japão e China, que em setembro passaram por séria crise após a detenção do capitão de um barco chinês que trabalhava na região. O capitão ficou preso por 15 dias no Japão, o que motivou fortes protestos de Pequim, que entre outras medidas suspendeu as relações bilaterais de alto nível e deteve quatro cidadãos japoneses acusados de espionagem. A libertação do capitão não conseguiu esfriar a tensão nem impediu protestos na China contra o Japão pela disputa sobre a soberania do arquipélago. Nesse fim de semana, centenas de pessoas, em sua maioria estudantes, participaram de uma manifestação antijaponesa na cidade chinesa de Deyang (centro da China), gritando palavras de ordem e exibindo cartazes contra o país vizinho, sob vigilância das forças de segurança.

Fonte:O Dia (RJ)

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Um sistema de baixa pressão no litoral catarinense favorece variação de nuvens e chuva na área de pesca nesta segunda-feira.

 

Previsão para hoje (25/10/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com chance de chuva entre a tarde e noite.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens com chance de chuva isolada no início e fim do dia, e aberturas de sol no decorrer do período.

 

Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros amanhecer com sol no decorrer do dia.

 

Tendência: Na quinta-feira, um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com sol e nevoeiros ao amanhecer. Na sexta, sol com aumento de nuvens e chuva a partir da noite. Vento de SE/NE, com intensiade fraca e rajadas máximas de 30 a 50km/h. Mar pouco agitado.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO. Um sistema de baixa pressão favorece variação de nuvens na área de pesca nesta segunda e terça-feira.

 

Previsão para hoje (25/10/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com chance de chuva ao norte de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com presença de sol no decorrer do dia.

 

Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com predomínio de sol no decorrer do dia.

 

Tendência: Na quinta-feira, um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com sol e nevoeiros ao amanhecer. Na sexta, sol com aumento de nuvens e chuva a partir da noite devido a chegada de uma nova frente fria. Vento de SE/E, com intensidade fraca e rajadas máximas de 40 a 50km/h. Mar pouco agitado, com picos mais altos (2.0m) entre Chuí e Rio Grande.

Fonte: Epagri/Ciram