Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

A pesca e o peixe

A imprensa e o peixe

 

 

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura não é levado a sério, e quem ocupa o cargo de ministro é alvo de críticas e piadas. Mas seria interessante que a imprensa deixasse de se preocupar com o seu lado político e discutisse o que esta pasta pode render produtivamente. Criada em 2003 como uma secretaria especial, tornou-se ministério em 2009; poderia ser até um departamento dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, porém, sua autonomia é compatível com a importância da atividade que compõe seu nome. Aquicultura é a ciência e a técnica de produção de alimentos aquáticos, de peixes a moluscos. E não é preciso lembrar que eles são nutritivos, saudáveis, saborosos, mas, ao mesmo tempo, pouco consumidos, por cultura, preço, oferta acanhada. E aí devem entrar o ministério e algumas pautas jornalísticas.

 

Recursos naturais e conhecimento para a produção não faltam no país. A principal carência está em posicioná-la entre as principais da economia agropecuária. A aquicultura é capaz de gerar emprego, renda e produtos que, em qualquer país desenvolvido, apresentam alto consumo, e ainda, para completar, contribui, decisivamente, para o meio ambiente porque é uma atividade que não combina com poluição. Quem quer ganhar dinheiro com aquicultura precisa ser ecologista “de carteirinha”. Está certo o governo em ter criado e mantido esta estrutura ministerial. E estão errados os setores da imprensa que a percebem como algo menor ou secundário. O foco da crítica deve ser deslocado do meramente político para o que interessa – o desenvolvimento de um setor produtivo que se encaixa perfeitamente no país.

* Artigo de Hélio A. Schuch - Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC

Fonte:Diário Catarinense

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na terça e quarta-feira, variação de nuvens e chuva fraca na área de pesca.

 

Previsão para hoje (11/01/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens e chuva fraca por alguns momentos na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens, aberturas de sol e chuva fraca no início e fim do dia.

 

Quinta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens, com sol e chuva fraca no início e fim do dia.

 

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, vento de SE/E de 30km/h na sexta-feira e de 40km/h no sábado, sol com algumas nuvens. Mar pouco agitado com picos de onda de 2,0m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na terça e quarta-feira, um sistema de alta pressão (massa de ar seco) deixa o tempo mais firme na área da pesca.

 

Previsão para hoje (11/01/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Sol entre nuvens na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol com mais nuvens e chuva fraca à noite na área da pesca.

 

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol entre nuvens e chuva fraca no período noturno na área da pesca.

 

Tendência: Na sexta-feira e no sábado o sistema de alta pressão desloca-se pelo litoral do Sul do Brasil, mantendo presença de sol na área de pesca e uma nova frente fria avança pelo litoral do Uruguai no sábado. Vento de E passando a NE de 40km/h, e 50km/h no sábado. Mar pouco agitado com picos de onda mais altos de 2.0m.

Fonte: Epagri/Ciram