Barco do CEPSUL está pronto para teste de mar. SINDIPI solicita pesquisa sobre pesca

Parado no cais desde 2016, o Navio de Pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL, Soloncy Moura deve realizar um teste de mar na próxima semana. O uso da embarcação para pesquisas que auxiliem a pesca foi o tema da reunião do presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos com o coordenador do CEPSUL, Harry Boos, e o analista ambiental Antônio Alberto da Silveira de Menezes, nesta quarta-feira (19). A reunião foi acompanhada pela oceanógrafa da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Luana Mallmann Specht.

Há expectativa de que o governo federal, através do Cepsul, atenda a uma reivindicação antiga do Setor para que a embarcação possa realizar as pesquisas relacionadas à pesca. “O Brasil tem um histórico de pesca e imenso potencial, mas está atrasado no dever de casa com relação às pesquisas pesqueiras. Agora temos mais uma oportunidade de agir”, afirma Agnaldo.

Depois de anos parado por falta de investimento em pesquisa, o Soloncy Moura passou por uma reforma e está pronto para o teste de mar. Segundo o coordenador do Cepsul, a tripulação já está contratada, no entanto, não há ainda a definição dos projetos que serão executados através da embarcação.

Durante o encontro, o presidente do SINDIPI colocou a entidade e seu quadro técnico à disposição do Cepsul para auxiliar na realização de projetos que envolvam a pesquisa relacionada à pesca. “Reiteramos mais uma vez o desejo de parcerias público privadas para que possamos garantir as pesquisas necessárias para a gestão da pesca”, afirma o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

cepsul embarcacao pesquisa