Clipagem: Barcos furam a greve em Itajaí

Barcos furam a greve em Itajaí

Após duas semanas, a greve dos pescadores de sardinha começa a perder força. Ontem, duas embarcações furaram o movimento e saíram para o mar. Foi preciso apoio da Polícia Militar para garantir segurança aos pescadores que queriam voltar a trabalhar.Do lado de fora do cais de Itajaí, viaturas do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Itajaí e Balneário Camboriú e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Florianópolis montaram guarda enquanto os pescadores preparavam as embarcações para a saída. A previsão de retorno das embarcações é para hoje ou no fim de semana. A segurança deve ser mantida no cais das empresas de pesca.

Depois de uma reunião no Sindicato das indústrias da pesca de Itajaí e Região (Sindipi), armadores e mestre de barcos solicitaram apoio da Polícia Militar para garantir segurança a outros pescadores que pretendem voltar ao trabalho. Desde o início da semana, trabalhadores teriam demonstrado interesse em parar com a greve, mas estariam sendo pressionados pelos colegas. – Apesar de sermos donos dos barcos, não temos o poder de obrigar o pescador a retornar ao trabalho. Mas ocorre que muitos queriam sair para o mar, mas estavam sofrendo ameaças contra eles e os familiares. É um terrorismo o que se faz – diz Jorge Seif, armador de pesca e proprietário de empresa de pescados.

Governador reforça pedido de proteção

O período de defeso da sardinha terminou em 31 de julho, mas os pescadores se recusaram a sair para o mar reivindicando a garantia de um preço mínimo para o pescado. Ontem, o governador Leonel Pavan pediu aos órgãos de Segurança Pública atenção na proteção dos trabalhadores e demais envolvidos. ``Sem entrar no mérito do motivo da paralisação, não podemos permitir o cerceamento de um direito constitucional, muitos menos a incitação à desordem pública´´, declarou o governador, em nota oficial.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de pesca em Santa Catarina (Sitrapesca), Manoel Xavier de Maria, negou, ontem, qualquer tipo de ameaça. ``Na quarta-feira, ficou acordado que a greve estaria mantida até amanhã (hoje), quando ocorrerá uma nova assembléia. A adesão, para nós, sempre foi de 100%. Jamais pregamos a violência ou agressões entre os trabalhadores. Não fizemos qualquer tipo de ameaça´´ afirma.

A polêmica

Os pescadores estão reivindicando a garantia de um preço mínimo para o quilo da sardinha. Eles alegam que o quilo do pescado, atualmente fixado a R$ 1, não é reajustado há cinco anos. O pedido é para que o reajuste eleve o valor para entre R$ 1,30 e R$ 1,50.

Fonte: Diário Catarinense

Parceria entre grupo espanhol e empresa gaúcha investe R$ 2,3 milhões em empresa de processamento de pescados

Uma parceria entre o grupo espanhol Jealsa-Rianxeira e a Leal Santos coloca o pescado gaúcho na rota do mercado nacional. Com aporte inicial de um milhão de euros (cerca de R$ 2,3 milhões), Atum e sardinha partirão enlatados de Rio Grande, no sul do Estado, para todo o país. O investimento está sendo aplicado em maquinário para colocar o produto em latas de 125 e 170 gramas, processo atualmente feito fora do Brasil. Em Rio Grande, a Leal Santos pesca, limpa, cozinha e separa o Atum. Com a parceria, enlatará o peixe extraído na costa brasileira, além de sardinha de fora do país. A produção será de 3 mil toneladas de conservas por ano, destinada ao mercado nacional, até então pouco explorado.

``Passaremos por uma readequação na produção. Devemos abrir até 150 postos de trabalho. Conforme o avanço, vamos ampliar e exportar para o Mercosul `` destaca Alexandre Lloparit, diretor da Leal Santos.

Pertencente à família que detém o controle do Jealsa, a empresa gaúcha foi escolhida como porta de entrada do grupo no país. A logística da planta de Rio Grande, de 25 mil metros quadrados, à margem do canal de acesso ao porto, atraiu os europeus, que começaram sua operação nacional em fevereiro, por meio da filial Crusoe Foods, com matriz em São Paulo. Até 2012, a intenção é atingir 5% do mercado nacional de pescado em conserva. Na década de 1970, Rio Grande foi um dos principais polos de pesca do Brasil, com cerca de 35 indústrias e 17 mil empregados. Hoje, segundo o Centro de indústrias local, são 11 empresas, com 2,5 mil trabalhadores.

Fonte: ZERO HORA (RS)

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE E AMANHÃ, VENTOS FORTES E AGITAÇÃO NO MAR.  A frente fria passou rapidamente pela área de pesca e no decorrer desta sexta-feira uma intensa massa de ar frio (sistema de alta pressão) passa a influenciar todo o litoral sul do país, mantendo as rajadas de vento e provocando agitação no mar.

Previsão para hoje (13/08/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 80 km/h, podendo passar de 100km/h nas proximidades de Laguna. Ondas de NE a S de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva fraca à noite nas proximidades de Laguna. Temperatura em acentuado declínio.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Variação de nuvens e muito frio na área de pesca, ainda com chance de chuva fraca isolada nas proximidades de Laguna.

Domingo, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 m. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol entre algumas nuvens. Temperatura baixa.

Tendência: Na segunda e na terça-feira, o ar seco e frio deixa o tempo firme e frio, com vento de S/SE, passando a NE, com rajadas de 40 a 50km/h. Mar muito agitado a grosso e picos de onda de 4.0 a 5.0m na área de pesca, diminuindo de segunda para a terça-feira.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE E AMANHÃ, VENTOS FORTES E FORTE AGITAÇÃO MARÍTIMA.

Nesta sexta-feira, um ciclone extratropical no litoral do RS e a chegada de uma intensa massa de ar frio (sistema de alta pressao) no sul do país, provocam ventos fortes e mar muito agitado a grosso na área de pesca. Temperatura em acentuado declínio.

Previsão para hoje (13/08/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de W a SW, força 4 a 5 e rajadas de 70 a 100 km/h, podendo ultrapassar este valor na área oceÂnica. Ondas de NE a S de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Tempo instável com muita nebulosidade e chuva fraca ocasional. Temperaturas em declínio acentuado.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas na madrugada e manhã. Ondas de S a SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Tempo instável com variação de nuvens e chuva fraca isolada e muito frio na área de pesca.

Domingo, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol entre algumas nuvens.

Tendência: Na segunda e na terça-feira, o ar seco e frio deixa o tempo firme e frio, com vento de SE a NE, com rajadas de 40 a 60km/h, mais intensas de NE na terça. Mar muito agitado a grosso e picos de onda de 4.0 a 5.0m na área de pesca, diminuindo de segunda para a terça-feira.

Fonte: Epagri/Ciram