Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Dirceu Lopes assume como ministro interino da Aquicultura e Pesca

Dirceu Lopes assume como ministro interino da Aquicultura e Pesca

 

 

O rio-grandino Dirceu Lopes assumiu na última segunda-feira, 17, o cargo de ministro interino do Ministério da Aquicultura e Pesca (MAP). Ele permanecerá no cargo até o próximo dia 25. A decisão foi anunciada mediante decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Dirceu Lopes exercerá a função de ministro interino enquanto o titular da pasta, Altemir Gregolin, encontrar-se afastado do País, sem prejuízo do cargo que atualmente ocupa. Esta é a segunda vez que o rio-grandino assume a função de ministro, uma vez que Lopes já havia assumido o cargo de interino do Ministério das Cidades durante a gestão de Olívio Dutra.

 

Para ele, trata-se de uma oportunidade ímpar. "Sinto-me honrado em estar à frente deste importante ministério, recentemente criado pelo presidente Lula. Durante estes nove dias darei continuidade aos trabalhos exercidos pelo MAP, dando prosseguimento às políticas públicas as quais garantem o desenvolvimento dos setores pesqueiros e aquícola no Brasil", fala. Em maio deste ano, Dirceu Lopes esteve em Rio Grande quando anunciou importantes convênios entre o governo federal e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a fim de garantir a continuidade de alguns trabalhos desenvolvidos em Rio Grande e em demais cidades da Metade Sul, além de garantir novos tipos de fomentos e pesquisas ao setor.

Fonte:Jornal Agora

 

 

Tocantins investe em projeto genético para melhoramento de peixes

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam nesta quarta-feira, 19, o serviço de seleção de peixes tambaqui e caranha criados em viveiros e tanques-rede. As atividades acontecem no Centro de Pesquisa de Produção de Peixes Nativos (CPPPN), em Palmas. A seleção dos peixes, iniciada ano passado, objetiva a obtenção de duas linhagens, sendo uma para tanque-rede e outra para viveiros. A meta do projeto de melhoramento é selecionar e reproduzir os peixes num prazo máximo de sete anos. Na etapa final serão indicados os peixes mais aptos dentro de cada sistema. Segundo o coordenador de aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, a seleção tem na sua etapa final o repasse dos peixes melhorados para os produtores de alevinos do Estado.

 

A seleção genética irá gerar a possibilidade de aumentar a resistência e o crescimento dos peixes em viveiros e tanques-rede com melhor rendimento zootécnico. Produção Na safra de 2008 foram produzidos 4,5 mil toneladas de peixes em fazendas tocantinense. A meta para 2009 é de aproximadamente 5,5 mil toneladas. A Seagro espera alcançar em 2011 uma produção em torno de 10 mil toneladas. O Tocantins possui aproximadamente 350 piscicultores entre sistema extensivo e semi-intensivo. Atualmente dois frigoríficos de peixe estão em funcionamento, ambos no município de Almas, na região sudeste, e outros quatro em construção no Estado, sendo dois em Porto Nacional, um em Palmas e outro em Aliança do Tocantins.

Fonte:O Jornal (TO)

 

 

Seap divulga projeto Semana do Peixe no Amapá

 

 

A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Amapá (Seap) divulgou hoje (18) que realizará, no período de 1 a 15 de setembro de 2009, o projeto "Semana do Peixe", do Ministério da Aquicultura e Pesca (MAP). A medida promoverá a venda de peixe e incentivará a população a consumir o produto em Macapá e no interior. O objetivo será tornar a cultura de consumo da carne permanente no Estado.

 

Conforme o superintendente do MAP, Ricardo Ângelo Lima, durante o período do projeto, o preço das espécies será barateado no Amapá, para que as pessoas tenham acesso ao produto. Uma pesquisa do Ministério apontou que, em média, o brasileiro come menos de sete quilos de peixe ao ano, o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é o consumo de pelo menos 12 kg.

 

- O projeto inclui medidas estratégicas nas feiras, supermercados e restaurantes que irão desde cursos de educação, quanto ao bom manuseio do alimento, materiais de higiene e concursos gastronômicos. A carne de peixe é nutritiva e contém menos teor de gordura, afirmou Ricardo Ângelo Lima. (ET)

Fonte:Portal Amazônia

 

  

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Tempo instável na área de pesca, com condições adversas de vento e mar nos próximos dias, totalmente desfavorável para atividades de pesca e navegação. Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES. RISCO DE RESSACA À NOITE. AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO A GROSSO E VENTOS FORTES. RISCO DE RESSACA.

 

Previsão para hoje (19/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, com risco de ressaca à noite. Tempo instável com condições de chuva e risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a S, força 4 a 6 e rajadas de 70 a 100 km/h, especialmente ao norte de Rio Grande. Ondas de E a SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m, com risco de ressaca à noite. Tempo instável com condições de chuva e risco de temporal isolado. Alta pressão chegando no fim do dia, diminuindo a condição de chuva.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

  

Tempo instável na área de pesca. Condições adversas de vento e mar nos próximos dias, desfavorável para atividades de pesca e navegação. Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES A PARTIR DA NOITE, ESPECIALMENTE AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.

 

Previsão para hoje (19/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de S a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m ao sul de Florianópolis. Tempo instável, com aumento de nebulosidade e condições de chuva com trovoadas.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a S, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m ao sul de Florianópolis. Tempo instável com chuva com trovoadas, especialmente na madrugada e manhã.

Fonte: Epagri/Ciram.