Notícias
Embarcações são habilitadas para exportação
No final de 2025, três embarcações concluíram com êxito o processo de Certificação Oficial de Conformidade e passaram a integrar a lista de barcos habilitados a fornecer pescado para mercados internacionais exigentes, como a União Europeia e o Reino Unido.
A certificação foi conduzida pelo Departamento da Indústria do Pescado (DIP/SNPI), em conformidade com a Portaria MPA nº 75, de 26 de maio de 2023, alterada pela Portaria MPA nº 340, de 26 de agosto de 2024. Os processos tiveram início no segundo semestre de 2025 e seguiram um rigoroso rito técnico, com apoio da Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP).
Segundo o diretor do Departamento da Indústria do Pescado, José Luis Ravagnani Vargas, em 2026 o Brasil passará por auditoria da União Europeia. “E somente embarcações certificadas poderão fornecer pescado para esse mercado. As tratativas com o Reino Unido seguem em andamento, e esperamos avanços em breve”, afirmou. Para fornecer matéria-prima para exportação, é fundamental que as embarcações possuam o Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo.