Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Estudo vê sinais de evolução de barbatanas para membros de animais

Estudo vê sinais de evolução de barbatanas para membros de animais

 

 

 

Um estudo da Universidade de Ottawa publicado na revista Nature nesta quinta-feira traz novas pistas sobre a evolução das barbatanas em peixes para membros em quadrúpedes, um passo crucial na evolução. Os pesquisadores identificaram dois novos genes que têm papel importante na formação de barbatanas, e acreditam que a perda desses genes pode ter sido um "passo importante" na transformação evolucionária de barbatanas em membros. A pesquisadora chefe, Marie-Andrée Akimenko, e sua equipe começaram o estudo analisando o desenvolvimento de embriões do peixe conhecido como Paulistinha ou peixe-zebra. Eles descobriram dois genes que seriam o código para a formação de proteínas importantes na estrutura das barbatanas. Essas proteínas são componentes de fibras presentes nas barbatanas. Elas são encontradas em embriões de peixe e mais tarde se desenvolvem nas fibras ósseas dos peixes adultos. "Concluímos que não há (genes) equivalentes nos membros dos animais (quadrúpedes), o que sugere que eles podem ter se perdido na evolução", explicou a cientista.

 

Para confirmar a descoberta, os pesquisadores procuraram - e encontraram - a mesma família de genes no genoma de tubarões-elefante, uma espécie de peixe bastante primitiva. Isso sugere que "uma família antiga desses genes persiste (no tubarão-elefante e também em vários peixes ósseos) e foi perdida quando eles evoluíram" para animais de quatro patas, afirmou Akimenko. Recriando a evolução O desenvolvimento de embriões pode gerar importantes pistas genéticas e moleculares sobre a evolução. Acredita-se que muitas das mudanças encontradas no início do desenvolvimento espelhem mudanças evolutivas. Neste estudo, a equipe de cientistas conseguiu manipular o desenvolvimento do peixe-zebra para estudar essas mudanças mais detalhadamente. Os cientistas desativaram os genes recém descobertos em um embrião que estava se desenvolvendo. Ao fazer isso, descobriram que o peixe desenvolveu barbatanas mais curtas e "trucadas", sem qualquer fibra óssea. A perda dessas fibras, afirmam os cientistas, foi um momento chave na evolução da barbatana para membros. Os pesquisadores então compararam o desenvolvimento de embriões de peixes-zebra normais e embriões de camundongos.

 

"Quando comparamos o desenvolvimento da barbatana e dos membros, os primeiros passos são muito semelhantes", disse Akimenko. "Mas a certa altura, há uma divergência, que está relacionada com o momento em que esses genes começam a se expressar." ``Pequena parte´´ O biólogo aposentado Jonathan Bard, especializado em desenvolvimento e atualmente trabalhando no Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, afirmou que as conclusões do estudo são uma parte muito pequena da história evolutiva. Segundo ele, a descoberta ainda não traz pistas sobre a formação de dedos - "como as largas barbatanas, cheias de fibras ósseas, dos peixes, se transformaram nos oito dedos das mãos e na placa dos pés dos primeiros quadrúpedes?". "Falando em geral", disse ele, "centenas de milhões de anos separam a divisão evolutiva entre os peixes e os camundongos". "É um estudo interessante... e será interessante ver o que (os pesquisadores) vão fazer em seguida", acrescentou. 

Fonte:UOL Notícias – Internacional

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, SEM ALERTA. O sistema de alta pressão se afasta para o oceano e a nebulosidade fica variável na área de pesca.

 

Previsão para hoje (24/06/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com presença de sol e temperatura em elevação.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no fim do dia, entre Florianópolis e Laguna, devido à aproximação de uma nova frente fria.

 

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e chuva isolada na madrugada entre Florianópolis e Laguna por influência uma nova frente fria.

 

Tendência: No domingo tempo firme com presença de sol entre nuvens. Na segunda-feira, uma nova frente fria provoca pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, ao sul de Florianópolis. Vento de NE/NW com rajadas de 40 a 60km/h no domingo e de NW/SE com rajadas de 40km/h na segunda-feira. Mar pouco agitado.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Uma frente fria avança pelo Uruguai e sul do RS, provocando variação de nebulosidade, intensificando o vento de nordeste e provocando agitação marítima local.

 

Previsão para hoje (24/06/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 m. A frente fria avança pelo litoral do RS, provocando variação de nebulosidade e chuva isolada especialmente ao sul de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com pancadas isoladas de chuva e trovoadas especialmente ao norte de Mostardas devido ao deslocamento de uma frente fria pela área de pesca.

 

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Uma nova frente fria se forma no RS, mantendo o tempo instável com variação de nuvens na área de pesca e condições de chuva especialmente ao sul de Mostardas.

 

Tendência: No domingo a frente fria mantém o tempo instável com chuva especialmente ao sul de Mostardas. Na segunda-feira, a instabilidade e a condição de chuva se estende para o restante da área de pesca. Vento de NE a NW/SW com rajadas de 50 a 60km/h no domingo e de SW/W com rajadas de 40km/h na segunda-feira. Mar agitado.

Fonte: Epagri/Ciram.