Evento marca os 20 anos da Rádio Costeira em Itajaí

Os 20 anos da Rádio Costeira de Itajaí foram celebrados na tarde desta segunda-feira, 24, em um evento na Superintendência do Porto de Itajaí. A solenidade reuniu representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da prefeitura municipal, do Porto de Itajaí, da Capitania dos Portos e de sindicatos patronais e laborais ligados à atividade pesqueira como, o presidente do SINDIPI, Jorge Neves e do Sitrapesca, Henrique Pereirae  o chefe de Divisão da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em SC, José Henrique dos Santos, Capitão de Fragata e Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Eduardo Rodrigues de Paula.

Durante o evento foi assinado um protocolo de intenções de cooperação entre os envolvidos no funcionamento da Rádio Costeira. A estação, operacionalizada pela Univali desde 2012, realiza cerca de 2.000 contatos por mês entre as empresas de pesca, familiares e os pescadores. Os principais serviços realizados são a previsão do tempo, alertas de pesquisa sísmica, atividades de pesca, recados familiares e avisos sobre a pandemia de Covid-19. “Eu participei do processo de implantação da Rádio Costeira e com muita alegria hoje comemoramos duas décadas de um trabalho que salva vidas. Que possamos ainda celebrar muitas outras conquistas nos próximos anos”, ressalta Agostinho Peruzzo, coordenador da Rádio.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou a importância do trabalho realizado e a intenção em colaborar com a mudança do local da estação e assim garantir melhores condições de trabalho aos radioperadores. “A Rádio Costeira desempenha um papel fundamental para garantir a segurança da navegação. Com a nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí este serviço tornou-se ainda mais relevante. Nós parabenizamos a estação e a universidade pelo trabalho realizado e nos colocamos à disposição para seguirmos trabalhando em parceria”.

O diretor de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, que há 42 anos presta serviços ao Porto, reconheceu a importância das atividades realizadas pela equipe da Rádio Costeira. “Eu acompanho este serviço desde a implantação e percebo que hoje o trabalho é ainda mais imprescindível, em virtude do crescimento do porte dos navios e do aumento do fluxo de pequenas embarcações”.

A diretora do Escola de Negócios, Francine Simas Neves, representou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, e destacou a importância da parceria entre universidade e o poder público para o êxito dos serviços prestados. “Comemoramos esses vinte anos relembrando momentos notáveis que tornaram a Rádio Costeira referência no apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade, com foco na salvaguarda da vida humana e na preservação do patrimônio no mar”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, representou o prefeito Volnei Morastoni, e salientou a relevância da pesca para o município. “Itajaí tem os pilares da economia alicerçados na economia do mar. A pesca sempre foi e sempre será um grande orgulho pra Itajaí. Somos o maior porto pesqueiro do país e o trabalho feito em conjunto com a Univali e os sindicatos ligados à pesca é essencial para o desenvolvimento da atividade. Que a parceria entre a Univali e o Porto seja contínua e gere frutos pelas próximas décadas”, finalizou Thiago.

evento