Ministério abre espaço para pescadores contribuirem para criação de nova legislação

Em evento realizado, ontem pela manhã, no Seminário Sagrada Família, em Santo Ângelo, o Ministério da Pesca abriu espaço para que pescadores da região opinassem para criação de regras e normas da nova legislação de gestão compartilhada dos recursos do governo federal. O 3º Encontro de Pescadores da Bacia do Rio Uruguai reuniu aproximadamente 200 participantes de 50 municípios.

A superintendente federal do Ministério da Pesca, Adriane Lobo, esclareceu que a promoção teve por objetivo discutir o ordenamento pesqueiro do rio Uruguai. Acompanhado do diretor de Ordenamento e Planejamento de Pesca Artesanal da pasta, João Dias, Adriane explicou que os pescadores participam da gestão, auxiliando a construir as normas que irão reger a atividade no rio. Com a criação do Ministério da Pesca em 2009, justificou ela, a competência do ordenamento passou a ser coordenada pelo órgão, em conjunto com o Ministério de Meio Ambiente e Ibama. Esse trabalho, lembrou, começou há cerca de seis anos.

"É uma oportunidade para os pescadores exporem sugestões para solução de problemas que atingem a categoria", definiu. Ela lamenta ainda a existência da pesca predatória no Uruguai e que vem sendo denunciada pelas comunidades da região.Adriane recorda que no dia 29 de junho de 2010 completou um ano da vigência da nova lei da pesca. A última legislação era de 1967. "Era uma lei muito antiga e precisaria ser modernizada", defendeu. Ela exemplifica que a lei criada na década de 60 nem sequer tratava sobre a aquicultura, que é a produção de organismos na água. Ela adiantou que a partir de agora, serão desenvolvidas novas reuniões em outras comunidades da região, a fim de o Ministério ouvir as manifestações dos pescadores para ordenamento pesqueiro da Bacia.A sua expectativa é de que até o final do ano, o Ministério já tenha as regras da legislação, pois dependerá da evolução das reuniões.

Já o consultor Alisson Ferronato dos Santos, do Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades), de Chapecó (SC), contratado pelo Ministério, falou sobre o pescador profissional artesanal e a demarcação entre Brasil e Argentina.

No seu ponto de vista, "o pescador profissional possui importÂncia econômica na medida em que gera empregos e incrementa o comércio de alimentos". Esse profissionalismo, para Alisson, garante a subsistência de diversos animais, além de ser aliado à defesa do meio ambiente.Alisson lamentou que devido a forma de demarcação da divisa entre os dois países, o pescador é impedido de exercer a sua atividade do lado argentino. A divisa é feita através de um canal profundo conhecido por "talvegue". Portanto, a meta do Ministério é elaborar um tratado internacional permitindo a pesca na totalidade do rio.

Fonte:A Tribuna Regional

Mais um grande lanço de enchova no Rincão

Depois da fartura de ontem, os pescadores do Balneário Rincão voltaram a comemorar hoje a captura de um grande lanço de enchovas. A pesca aconteceu por volta das 8 horas e nesse momento os pescadores vendem o peixe na beira da praia, ao valor de R$ 5 o quilo. Segundo os pescadores, foram capturadas nesta manhã cerca de quatro toneladas. ``Teve um barco que precisou cortar a rede porque não dava conta de trazer os peixes. Daqui a pouco vamos tentar trazer essa rede pra praia novamente´´, conta o presidente da colônia de pescadores Z-33, João Picollo. Ele acredita que a pesca de hoje foi melhor do que a de ontem. "Vamos aproveitar o momento que está bom. Essas enchovas estão dando um alívio para nós, já que a pesca da tainha não foi boa este ano´´, conta Picollo.

Fonte:Portal Clicatribuna

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, RAJADAS DE VENTO MAIS INTENSA AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, VENTOS FORTES PROVOCAM AGITAÇÃO MARÍTIMA. Nesta quinta-feira a nebulosidade fica variável com aberturas de sol. Na sexta-feira uma frente fria passa rapidamente pela área de pesca, provocando chuva isolada e rajadas de vento.

Previsão para hoje (12/08/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de NE a S de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.5 m ao sul de Florianópolis. Uma frente fria passa pela área de pesca provocando chuva isolada, especialmente na madrugada e manhã.

Sábado, ventos de SW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h na madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia. Ondas de S a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Variação de nuvens e muito frio na área de pesca, ainda com chance de chuva fraca isolada.

Tendência: No domingo e na segunda-feira, o ar seco e frio deixa o tempo firme e frio, com vento de SW/SE, passando NE, com rajadas de 40 km/h. Mar muito agitado a grosso e picos de onda de 4.0 m na área de pesca, diminuindo na segunda.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, RAJADAS DE VENTO PROVOCAM AGITAÇÃO LOCAL. AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO A GROSSO E VENTOS FORTES. Uma frente fria deixa o tempo instável com chuva isolada na área de pesca nesta quinta-feira. Na sexta, o tempo ainda fica instável com variação de nuvens e chuva isolada, e a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma intensa massa de ar frio (sistema de alta pressão).

Previsão para hoje (12/08/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h ao norte de Mostardas. Ondas de E a NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens e chuva isolada devido a influência da frente fria.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de W a SW, força 4 a 5 e rajadas de 70 a 90 km/h. Ondas de NE a S de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. A frente fria afasta-se para o norte do RS, mantendo o tempo fechado com chuva, principalmente pela manhã. Temperaturas em declínio acentuado.

Sábado, ventos de SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h na madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 4.0 a 5.0 m. Variação de nuvens e muito frio na área de pesca, ainda com chance de chuva fraca isolada.

Tendência: No domingo e na segunda-feira, o ar seco e frio deixa o tempo firme e frio, com vento de SW/SE, passando NE, com rajadas de 40 a 50km/h. Mar muito agitado a grosso e picos de onda de 4.0 a 5.0m na área de pesca, diminuindo na segunda.

Fonte: Epagri/Ciram